Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación


15/05/2013


Estão abertas as inscrições para o Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación. O prêmio oferecido pelo IPYS (Instituto Prensa Y Sociedad) tem o intuito de fomentar o trabalho e a qualidade do jornalismo investigativo para incentivar uma maior transparência de governos e empresas. Os trabalhos inscritos devem ser enviados até dia 14 de junho por email ou correio e precisam ter sido publicados em 2012 em algum veículo impresso ou eletrônico (rádio, TV e internet).

A cerimônia de premiação será durante a 5ª ConferênciaLatinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN) que acontece junto com o 8º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji entre 12 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Os vencedores receberão de US$ 5 mil a US$15 mil como prêmio de acordo com a classificação das reportagens.

Nos dois últimos anos, reportagens brasileiras foram as premiadas: a série de reportagens “Diários Secretos”, da Gazeta do Povo junto com a RPC-TV no Paraná, com produção de James Alberti, diretor da Abraji, e a reportagem sobre o aumento patrimonial de Antônio Palocci como ministro da Casa Civil,publicado por Andreza Matais na Folha de S.Paulo.

Mais informações sobre inscrições, vencedores dos anos anteriores e formato dos trabalhos podem ser acessadas no site do evento.

* Com informações da Abraji.