Prêmio Jabuti 2010 será entregue nesta quinta


03/11/2010


A cerimônia de premiação do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro(CBL), será realizada nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 19h30, na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, s/nº, Luz, em São Paulo. Durante a solenidade serão homenageados os vinte anos de atuação de José Luiz Goldfarb na curadoria do evento.
 
A edição 2010 do Jabuti alcançou recorde de inscritos, totalizando 2.867 participantes com obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009, em 21 categorias.
 
Concorrem ao prêmio de Melhor Livro do Ano de Ficção os três primeiros colocados na classificação das categorias Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Infantil; e Juvenil.
 
Para o prêmio Melhor Livro do Ano de Não-Ficção disputam os três primeiros colocados nas categorias de Teoria/Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.
 
Entre as novidades da edição 2010 do Jabuti estão as categorias “Voto Popular” ficção, “Voto Popular” não-ficção — com votação aberta ao público pela internet realizada entre os dias 5 e 31 de outubro de 2010—, e “Distinção Jabuti de Comunicação”, direcionada  ao profissional de comunicação com atuação destacada no incentivo à leitura. 

*Com informações da CBL.