Governo anuncia reajuste salarial para bombeiros


09/06/2011


O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, dia 9, a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, e enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários.

Segundo nota divulgada, a Secretaria ficará sob o comando do Coronel Sérgio Simões, Comandante do Corpo de Bombeiros. Anteriormente, a pasta de Defesa Civil era/st2:verbetes> vinculada à Secretaria estadual de Saúde, que tinha o nome de Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil,  tendo à frente o Secretário Sérgio Côrtes.

A nota informa que o reajuste para as categorias será de 5,58%, um impacto de R$ 323 milhões no caixa do estado. Somados aos reajustes de janeiro a junho deste ano, as categorias passam a acumular 11,5% de aumento salarial em 2011.

De acordo com o Governo, a medida atende a todos os 16.202 bombeiros da ativa, 5.018 aposentados e 1.592 pensionistas. A 39.775 ativos da Polícia Militar, 20.445 aposentados e 13.175 pensionistas. E a 9.254 ativos da Polícia Civil, 5.232 aposentados e 9.688 pensionistas. Além de 4.329 agentes penitenciários da ativa, 1.328 aposentados.

Na noite desta quarta-feira, 8, a juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar do Rio, negou o relaxamento da prisão/st3:dm> de 431 bombeiros.De acordo com a magistrada, “não há nulidade no auto de prisão em flagrante. Ela considerou quepedido de relaxamento de prisão valeria para apenas 431 militares presos listados no auto em flagrante, e não para os 439 detidos, conforme pedira na terça-feira, dia 7, a Defensoria Pública Estadual. O Ministério Público do Rio deu parecer favorável à manutenção da prisão dos bombeiros presos

No quinto dia consecutivo de manifestações nas escadarias da Assembleia Legislativa (Alerj), no Centro do Rio, nesta quinta, feira, 9, os bombeiros receberam o apoio de alunos do Colégio estadual Souza Aguiar. Professores da rede estadual de ensino, policiais militares, jogadores de futebol, artistas e representantes de outras categorias profissionais também manifestaram solidariedade aos bombeiros.

Parlamentares estão reunindo assinaturas para apresentar um Projeto de Emenda Constitucional(PEC) na Alerj, que concede anistia aos militares presos. 

*Com informações O Globo.