Jornalista acusa Diretor do FMI de estupro


16/05/2011


A jornalista e escritora Tristane Banon afirmou nesta segunda-feira, 16, ter sido vítima de agressão sexual em 2002, por parte de Dominique Strauss-Kahn, Diretor-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), preso neste sábado, 14, nos EUA, sob a acusação de ter abusado sexualmente de uma camareira de hotel em Nova York. Segundo Tristane, a tentativa de estupro ocorreu na França, em 2002, quando ela tinha 22 anos, e estava entrevistando Dominique para um de seus livros.
 
O advogado da jornalista, David Koubbi, declarou nesta segunda-feira, 16, que sua cliente vai prestar queixa contra Stauss-Kahn.
 
A mãe de Tristane, Anne Mansouret, vereadora socialista, concedeu entrevista neste domingo, 15, ao jornal Paris Normandie na qual afirma estar arrependida por não ter incentivado a filha a denunciar o seu então correligionário do Partido Socialista:
—Minha filha estava muito mal, mas era uma questão muito delicada por razões familiares e de amizade, disse, lembrando que Tristane é afilhada da segunda esposa de Strauss-Kahn, a jornalista Anne Sinclair, e também muito amiga da filha do executivo do FMI.
 
A revelação sobre a tentativa de estupro só foi feita por Tristane em 2007, em entrevista ao apresentador de TV Thierry Ardisson. Contudo, o nome do autor da suposta agressão sexual foi ocultado dos telespectadores por um ruído instalado pelos técnicos que editaram o programa.
 
—Dominique quis segurar a minha mão e o meu braço durante a entrevista. Acabamos nos agredindo no chão. Eu dei chutes, ele tirou o meu sutiã e tentou tirar a minha calça jeans, afirmou a jornalista no programa.
 
Antes dos escândalos sexuais, Dominique Strauss-Kahn era o principal candidato do Partido Socialista(PS) às eleições presidenciais de 2012 na França,  sendo apontado pelas pesquisas eleitorais como o favorito na disputa contra o atual Presidente Nicolas Sarkozy.

*Com informações do Último Segundo e BBC Brasil.