Prêmio Global Shining Light de Jornalismo Investigativo


29/04/2013


A Global Investigative Journalism Network está com inscrições abertas até o dia 15 de junho para a 5ª edição do prêmio “Global Shining Light”. A premiação é voltada para reportagens de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos que tenham sido realizadas em condições de risco. O vencedor pode ser um jornalista, uma equipe ou veículo que receberá uma homenagem e um prêmio de mil dólares durante a 8ª Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo, em outubro, no Rio de Janeiro.

As reportagens inscritas deverão ter natureza investigativa, revelar algum problema que afete o bem comum e terem sido publicadas entre 2 de abril e 31 de dezembro de 2012. No ato da inscrição, também deverá ser enviada uma tradução em inglês da reportagem, além de um relatório apontando os problemas revelados e as dificuldades para a realização da matéria.

O vencedor ou a equipe vencedora será notificado em meados de junho e terá direito a passagem aérea, hotel e diárias para um membro da equipe para participar da 8ª Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo.

A Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo será de 12 a 15 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O encontro acontecerá simultaneamente a dois grandes eventos do jornalismo investigativo mundial: o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Conferência Latinoamericana de Periodismo de Investigación (Colpin), realizado pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS).

Serão mais de 100 painéis, seminários e workshops, incluindo quatro blocos temáticos sobre corrupção e crime organizado, meio-ambiente, esporte e jornalismo de dados, além de uma “hackatona” que reunirá desenvolvedores e jornalistas interessados em uso de tecnologia para criar aplicativos voltados especificamente para repórteres investigativos.

Além do Global Shining Light Award, outras duas grandes premiações do jornalismo investigativo internacional serão entregues durante o evento: o Daniel Pearl e o Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación.

Para se inscrever e obter mais informações sobre o prêmio Global Shining Light, acesse o site da Global Investigative Network.