Prêmio Esso tem recorde de inscrições


26/10/2010


A 55ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo atingiu o recorde de 1 mil 215 trabalhos inscritos em 2010. A premiação deste ano tem 38 finalistas, divididos em 11 categorias de mídia impressa e uma modalidade de telejornalismomo. Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro, durante o tradicional evento de premiação no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
 
 
Para selecionar os 35 finalistas da categoria mídia impressa, uma equipe formada por 19 renomados jornalistas durante 30 dias examinou um total de 1 mil 128 produções, entre reportagens, fotografias, primeiras páginas e criações gráficas. Cinco jurados integraram as duas comissões que analisaram o material da categoria mídia eletrônica. Dentre os 87 trabalhos inscritos, foram escolhidos os três que vão concorrer ao Prêmio Esso de Telejornalismo, que este ano está na sua 10ª edição consecutiva.
 
Uma Comissão de Premiação vai ser especialmente constituída para fazer a escolha dos vencedores de cada uma das categorias de mídia impressa. A mesma Comissão de Seleção que apontou os finalistas vai escolher o vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo. No caso do Prêmio Esso de Fotografia, a foto vencedora será escolhida via internet por uma Comissão Especial de 50 jurados, que irá votar em um dos cinco trabalhos selecionados.  
 
Pelos cálculos dos seus organizadores, o Prêmio Esso de Jornalismo, ao longo dos seus 55 anos de existência, já julgou mais de 28 mil trabalhos, categorizando-se por isso como a mais importante premiação da mídia brasileira.
bbsp;
 
 
MELHORES DE 2010

Para selecionar os trabalhos finalistas, as comissões examinaram 522 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 168 trabalhos fotográficos; 177 trabalhos de criação gráfica em jornal; 91 trabalhos de criação gráfica em revista; 168 primeiras páginas de jornal; além de 87 trabalhos de telejornalismo e duas inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1 mil 215 inscrições.
Veja a seguir a relação dos trabalhos finalistas 2010, conforme a ordem de inscrição:
 
1 – Finalistas ao Prêmio Esso de Reportagem
Autores: Renata Cafardo e Sérgio Pompeu, com o trabalho “Prova vaza e MEC decide cancelar Enem”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: Leonardo Souza, com o trabalho “Dossiê traz dados sigilosos da Receita contra tucanos”, publicado na Folha de S. Paulo.
Autores: Katia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, com o trabalho “Diários secretos”, publicado na Gazeta do Povo (Curitiba).
 
 
2 – Finalistas ao Prêmio Esso de Fotografia
 
Autor: Iano Andrade, com o trabalho “O caminho de Dunga”, publicado no Correio Braziliense.
Autor: Monique Renne, com o trabalho “Praça de guerra no Buriti”, publicado no Correio Braziliense.
Autor: Alexandre Vieira, com o trabalho “Faroeste carioca”, publicado no jornal O Dia.
Autor: Jessé Giotti, com o trabalho “Emoção rumo ao Haiti”, publicado no jornal A Notícia (Joinville).
Autor: André Teixeira, com o trabalho “Dor e frustração”, publicado no jornal O Globo.
 
 
3 – Finalistas ao Prêmio Esso de Informação Econômica
 
Autores: Cristiano Romero e Alex Ribeiro, com o trabalho “Os bastidores da crise”, publicado no Valor Econômico.
Autor: Leonardo Souza, com o trabalho “Sem caixa, Governo segura restituições”, publicado na Folha de S. Paulo.
Autores: Marcos Todeschini e Alexa Salomão, com o trabalho “Um mergulho na nova classe média”, publicado na revista Época Negócios.
 
 
 
4 – Finalistas ao Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica
 
Autor: João Moreira Salles, com o trabalho “Artur tem um problema”, publicado na revista Piauí.
Autor: Herton Escobar, com o trabalho “Cerrado: devastação avança sobre a savana brasileira”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo.
Autor: Flávia Junqueira, com o trabalho “A vingança do Sarapuí”, publicado no jornal EXTRA.
 
 
5- Finalistas ao Prêmio Esso de Primeira Página
 
Autores: Bárbara Carvalho, Fabrício Cardoso, Edgar Gonçalves Jr., Denis Pacher, José Werner e Patrick Rodrigues, com o trabalho “Ainda somos o único penta”, publicado no Jornal de Santa Catarina (Blumenau).
Autores: Sérgio Costa e Daniela Fontinele Botelho, com o trabalho “S.O.S”, publicado no jornal Correio*.
Autores: André Hippertt, Alexandre Freeland, Ana Miguez e Leslie Leitão, com o trabalho “Faroeste carioca”, publicado no jornal O Dia.
 
 
6 – Finalistas ao Prêmio Esso de Criação Gráfica – Jornal
 
Autor: Gil Dicelli, com o trabalho “Trilogia inquisição – No rastro dos amaldiçoados”, publicado no jornal O Povo (Fortaleza).
Autores: Tcha-Tcho, Eduardo Asta e Fábio Sales, com o trabalho “Cronologia visual da Copa 2010”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo.
Autores: Andréa Miranda Aguiar e Pedro Melo Heudes Régis, com o trabalho “Quase brancos, quase negros; um pé no salão, outro na senzala”, publicado no Jornal do Commercio (Recife).
 
 
7 – Finalistas ao Prêmio Esso de Criação Gráfica – Revista
 
Autores: Elottim Barros, Ricardo Calil, Lino Bocchini, Alex Cassalho, Camila Fudisako, Thiago Bolotta, Caio Ferretti e Fujocka, com o trabalho “Edição especial morte”, publicado na revista TRIP.
Autores: Gabriel Gianordoli, Leandro Narloch, Alexandre Versignassi e Sattu, com o trabalho “19 Mitos que você aprendeu sobre o Brasil”, publicado na revista Superinteressante.
Autores: Mirian Bertoldi, Leonardo Megna, Oliver Quinto e Daniela Yaroslovsky, com o trabalho “Olhar do futuro”, publicado na revista Marie Claire.
 
 
8 – Finalistas ao Prêmio Esso Regional Norte/ Nordeste
 
 
Autores: Fred Figueiroa e Juliana Colares, com o trabalho “O caminho sem volta”, publicado no Diário de Pernambuco.
Autores: Ana Cláudia Dolores, Ana Paula Neiva, Marcionila Teixeira e Wagner Oliveira Colares, com o trabalho “Caso Jennifer”, publicado no Diário de Pernambuco.
Autores: Demitri Túlio, Claúdio Ribeiro, Fátima Sudário e Ana Mary Cavalcante, com o trabalho “Inquisição – No rastro dos amaldiçoados”, publicado no jornal O Povo (Fortaleza).
 
 
9 – Finalistas Ao Prêmio Esso Regional Centro-Oeste
Autor: Ary Filgueira, com o trabalho “Mistério em Luziânia”, publicado no Correio Braziliense.
Autor: Thiago Herdy, com o trabalho “Nos passos de Jean”, publicado no Estado de Minas.
Autor: Thiago Herdy, Alessandra Melo e Amanda Almeida, com o trabalho “Notas frias”, publicado no Estado de Minas.
 
 
10 – Finalistas ao Prêmio Esso Regional Sul
Autores: Carlos Etchichury e Juliana Bublitz, com o trabalho “Corrupção nas cadeias”, publicado no jornal Zero Hora.
Autores: Diogo Vargas e Guto Kuerten, com o trabalho “Tortura em domicílio”, publicado no Diário Catarinense (Florianópolis).
Autor: Simone Kafruni, com o trabalho “O campo envelhece”, publicado no Diário Catarinense (Florianópolis).
 
 
11 – Finalistas ao Prêmio Esso Regional — Sudeste
 
Autores: Chico Otávio e Cássio Bruno, com o trabalho “Ligações perigosas” publicado no jornal O Globo.
Autores: Antônio Werneck, Ruben Berta e Sérgio Ramalho, com o trabalho “O x da questão”, publicado no jornal O Globo.
Autor: Letícia Vieira, com o trabalho “A escola como ela é”, publicado no jornal EXTRA.
 
 
12 – Finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo
Autores: Mariana Pinto, Tatiana Brasil e Célio Galvão, com o trabalho “Presídios: sobrevivendo no inferno”, exibido na TV Record.
Autores: Roberto Cabrini, Luciana Del Claro, José Dacauaziliquá, Bruna Estivalet, Márcio Ronald e Lula Andrade, com o trabalho “Sexo, intrigras e poder”, exibido no SBT.
Autores: Marina Machado, Luis Evangelista, Gisela Bello e Carlos Rodrigues, com o trabalho “Mulheres – Reféns do medo”, exibido na Tv Bandeirantes.
 
 
13- Melhor Contribuição à Imprensa
 
A Comissão de Seleção que julgou os trabalhos de mídia impressa concedeu o diploma de “Melhor Contribuição à Imprensa em 2010” ao livro “Os novos escribas”, de Solano Nascimento, que faz uma análise detalhada de modalidades classificadas pelo autor como “jornalismo investigativo” e “jornalismo sobre investigações”.  
 
A obra analisa qualitativa e quantitativamente reportagens produzidas no final da década de 1980, e mostra que 75% das matérias exclusivas com denúncias tinham sido apuradas pelo próprio repórter. Ao comparar esse material com o que foi produzido duas décadas depois, o autor aponta que 70% das matérias do mesmo gênero foram construídas a partir da investigação de terceiros, como autoridades policiais, membros do Ministério Público e de outros órgãos do Estado.
 
 
* Com informações da Assessoria do Prêmio Esso de Jornalismo.