Prêmio Abdias anuncia vencedores


13/11/2012


Foram anunciados na noite da última segunda-feira, dia 12, os vencedores da segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo, que laureou matérias jornalísticas voltadas à luta da população negra brasileira e ao combate ao preconceito racial. Ao todo, oito trabalhos de diferentes Estados do País foram contemplados.
 
Crédito: Ierê FerreiraNa categoria “Televisão”, a vencedora foi Luciana Barreto. Junto com sua equipe, a jornalista fez a reportagem “Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade”, veiculada na TV Brasil. “Quando compilamos os números [para a matéria], percebemos que a realidade era muito dura. Tivemos que pensar em como não fazer as pessoas chorarem em casa”, conta Luciana.
 
Na mesma categoria, Miriam Leitão e Claudio Renato receberam menção honrosa pelo trabalho “A arqueologia da escravidão”, da GloboNews. “Foi um reportagem emocionante de fazer. Chamei historiadores negros, jovens, que pudessem contar a chegada dos negros pelo (cais do) Valongo”, lembra Miriam. “Todos os trabalhos que estão na disputa são muito bons”, completa.
 
Já na categoria “Mídia Impressa”, os vencedores foram Antonio Gois e Alessandra Duarte, com a matéria “Desigualdade em trabalhos iguais”, de O Globo. O texto revela as diferenças salariais no mercado de trabalho em função da cor da pele a partir de dados do IBGE. “Negros ganham menos do que brancos e mulheres ganham menos do que homens, inclusive no jornalismo”, atesta Gois, expondo o reflexo do preconceito que foi retratado em números na reportagem.
 
A noite de entrega dos prêmios reservou uma surpresa para o professor e jornalista Muniz Sodré. Ele recebeu uma placa do Prêmio Abdias pela sua militância no combate ao racismo e pela luta em nome da diversidade cultural. “Abdias Nascimento se arriscou para garantir o protagonismo do negro na sociedade brasileira. A palavra da libertação e da afirmação do negro ninguém para mais”, afirma Sodré.
 
O evento foi finalizado com a participação do também jornalista Heraldo Pereira, que falou da longa caminhada contra o preconceito, e com show de samba da Tia Surica com participação especial da cantora Mariene de Castro.
 
Confira a lista dos vencedores da segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo:
 
Mídia Impressa
Antonio Gois e Alessandra Duarte, “Desigualdade em trabalhos iguais”, O Globo (RJ).
 
Televisão
Luciana Barreto e equipe, “Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade”, TV Brasil (RJ);
Menção honrosa: Míriam Leitão e Claudio Renato, “A arqueologia da escravidão – Cemitérios dos Pretos Novos e Cais do Valongo”, Globo News (RJ).
Crédito: Nilton Fukuda
Fotografia
Nilton Fukuda, “Excluídos pelo Crack”, O Estado de São Paulo (SP). 

Rádio

Nestor Tipa Junior, “Quilombos urbanos”, Rádio Gaúcha (RS).
 
Especial de Gênero
Ed Wanderley, “Negra é minha cor”, Diário de Pernambuco (PE).
 
Internet
Priscila Borges, “UNB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas”, Portal iG (DF).
 
Mídia Alternativa ou Comunitária
Tatiana Félix, Karol Assumção, Natasha Pitts e Rogeria Araujo, “Série Negros no Ceará: Redenção?”, Agência Adital (CE).
 
 
* Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, O Globo e O Estado de S. Paulo.