Polícia localizou suspeito de ataques racistas contra a jornalista Maria Júlia


Por Claudia Sanches*

09/07/2015


maria-julia-coutinho

Foto: Reprodução Comunique-se

A polícia de São Paulo identificou um adolescente de 15 anos, suspeito de publicar ofensas raciais contra apresentadora do tempo da TV Globo, Maria Júlia Coutinho.

Segundo a Polícia Civil, o jovem mora na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ele foi ouvido na delegacia na segunda-feira e vai responder por ato infracional e deve sofrer medida socioeducativa em função das agressões que fez via Facebook. A polícia está tentando identificar outros envolvidos. A investigação rastreou imagens com as mensagens ofensivas e fez buscas nas redes sociais para identificar as páginas dos envolvidos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), instaurou inquérito policial.

Para chegar ao suspeito, policiais rastrearam as imagens com as mensagens ofensivas e fizeram buscas nas redes sociais para identificar as páginas dos envolvidos. O Decradi também solicitou dados cadastrais e números de IPs ao Facebook. Além da investigação da Polícia Civil, o Ministério Público paulista também vai apurar o caso. O promotor Christiano Jorge dos Santos abriu um procedimento investigativo para apurar dois possíveis crimes: injúria ou racismo. A investigação terá como base os prints dos comentários racistas feitos nas redes sociais.

No Rio, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, o Ministério Público fluminense solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhe o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

O caso motivou uma campanha em defesa da jornalista pelas redes sociais, com a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho e ainda um vídeo publicado na página do JN no Facebook com mensagem de apoio dos colegas de programa William Bonner e Renata Vasconcellos.

A pessoa acusada por injúria racial pode ser autuada pelo Art. 140 do Código Penal, com pena de reclusão de um a três anos e multa. Segundo trecho do código penal, se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Pena – reclusão de um a três anos e multa.

*Fonte: G1