Polícia britânica investiga ‘Mirror’ e ‘Star’


23/07/2012


A Vice-comissária da Scotland Yard, Sue Akers, disse nesta segunda-feira, 23 de julho, que a polícia está investigando o envolvimento de repórteres da Trinity Mirror, dona dos jornais Daily Mirror e Sunday Times, e da Express Newspapers, que edita o Daily Star e Sunday Star. A policial é a responsável pelo inquérito que apura a escândalo dos grampos telefônicos ilegais, que resultou no fechamento do tablóide News of The World.
 
 
Sua informou que as investigações revelaram que servidores públicos receberam propinas de jornalistas da News International, do magnata australiano Rupert Murdoch, que editava o extinto tablóide sensacionalista:
— Nossas investigações revelaram que funcionários públicos receberam pagamentos de jornalistas de veículos da News International, mas também de outros jornais, disse a policial.
 
 
Sue informou, também, que o inquérito policial já identificou um funcionário que teria recebido mais de 35 mil libras de jornais da News International, Trinity Mirror e Express Newspapers entre abril de 2010 e junho de 2011. A Vice-comissária explicou que há suspeitas de que um servidor da Chancelaria britânica tenha recebido mais de 14 mil libras da Trinity Mirror, por informações fornecidas.
 
 
De acordo com o Globo Online, desde janeiro do ano passado, a polícia vem investigando denúncias de irregularidades cometidas por jornalistas que trabalham nos jornais da News Corp., que pertence a Murdoch.   Os profissionais são suspeitos de acessar ilegalmente correios de voz de aparelhos celulares durante a produção de reportagens.
 
 
Esse foi o motivo de a polícia expandir o inquérito para analisar a invasão de computadores e o pagamento de propinas a funcionários públicos. Até o momento, a News International foi a empresa mais atingida pela repercussão negativa dos escândalos.
 
* Com informações do Globo Online.