Plano de segurança para jornalistas


24/07/2012


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) iniciou um processo para elaborar o Plano da Unesco sobre Segurança para Jornalistas e Combate à Impunidade e convida as partes interessadas relevantes a fornecer seus comentários e sugestões até 31 de agosto de 2012. Veja como participar clicando aqui.
 
 
O objetivo do Plano da Unesco é melhorar ainda mais o trabalho da Organização na proteção e promoção da segurança de jornalistas e na luta contra a impunidade dos autores de crimes contra jornalistas, particularmente dentro das seguintes áreas: cooperação com os Estados-Membros; trabalho dentro do Sistema ONU; parceria com outras organizações e instituições; conscientização na cooperação com as partes interessadas; e prevenção de ataques contra jornalistas.
 
 
Segundo a Unesco, durante a última década, mais de 500 jornalistas e trabalhadores de mídia foram assassinados. Em 2012, somente no Brasil sete profissionais foram assassinados. Em maio, a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova, condenou 52 assassinatos de jornalistas. A vasta maioria desses crimes nunca são investigados e os assassinos não são levados à justiça.
 
 
Em fevereiro, Irina Bokova condenou os assassinatos dos jornalistas Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, baleado em Ponta Porã, em 12 de fevereiro. Ele era editor do Jornal da Praça do site Notícias do Mercosul.
 
 
Mário Randolfo Marques Lopes também foi assassinado em fevereiro deste ano. Ele era editor do site Vassouras Net e foi sequestrado e morto junto com sua companheira, Maria Aparecida Guimarães.
 
 
Na época a Diretora-geral da Unesco disse que o assassinato de Paulo Roberto Cardoso Rodrigues e Mário Randolfo Marques Lopes eram “inaceitáveis”.  Os crimes levarem o Brasil a ocupar o segundo lugar no ranking de mortes de jornalistas do Internacional News Safety Institute (INSI), em 2012.
 
 
Com o aumento da violência contra jornalistas, Irina Bokova mais uma vez manifestou a sua preocupação com essa onda de crimes praticados contra profissionais da mídia. Por meio de nota, ela condenou o assassinato do cronista esportivo Valério Luiz de Oliveira (http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=4790).

Na nota, Irina Bokova e cobra das autoridades a apuração do crime e defende a liberdade de expressão. “É essencial que as autoridades lancem luz sobre o homicídio e garantam o direito humano básico à liberdade de expressão”, diz o comunicado da Diretora-geral da Unesco.

 
 
Valério Luiz de Oliveira trabalhava na Rádio Jornal AM 820, de Goiânia, e foi assassinado com quatro tiros quando saía da emissora, no dia 5 de julho. O crime até o momento não esclarecido.
 
 
Para conhecer os registros de assassinatos de jornalistas visite a página especial da Unesco sobre o assunto clicando http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/freedom-of-expression/press-freedom/unesco-condemns-killing-of-journalists/.

 
* Com informações da Unesco.