Justiça do Paraná tira posts de jornalista contra prefeito


12/09/2018


O Juiz Eduardo Vianna, do Juizado Especial Cível de Palmas, no Paraná, atendeu a um pedido do prefeito da cidade, Kosmos Nicolaou (DEM), e ordenou que o Facebook tirasse do ar três páginas mantidas pelo jornalista Rodrigo Ribeiro.

Segundo informações da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o político entrou com ação na Justiça pedindo a suspensão das páginas alegando que teve a honra ofendida pelo jornalista.

Esta não é a primeira vez que Nicolaou tem um pedido deferido em ação que move contra Ribeiro. As três páginas do Facebook foram criadas justamente depois que o prefeito conseguiu com o mesmo juiz a suspensão de outro espaço que o jornalista usava para suas publicações, chamado ‘Tribuna Livre de Palmas’.

A justificativa para o magistrado aceitar novamente o pedido do político é que havia “insinuações e acusações que extrapolam o limite razoável da liberdade de pensamento, ofendendo pessoalmente”, com o agravamento de as postagens serem feitas de forma anônima.

Ribeiro, no entanto, nega. Diz que sempre se identificou. Inclusive, conseguiu na semana passada ser reconhecido na ação como autor da primeira página suspensa e agora recorre da decisão da Justiça.

O jornalista responde a outros dois processos, um na esfera cível – foi condenado a pagar indenização por danos morais – e outro na criminal, por calúnia e difamação – este em andamento.

Fonte: Portal Imprensa