Ex-estagiária da CBN Curitiba formaliza denúncia de assédio


Por Igor Waltz*

30/08/2013


A estagiária da Rádio CBN Curitiba, Mariana Ceccon, pediu demissão na última terça-feira, 27 de agosto. De acordo com a empresa, a própria Marina pediu para deixar o cargo. Na mesma semana, a estudante de Jornalismo havia registrado um boletim de ocorrência contra o jornalista Airton Codeiro. O registro foi realizado na Delegacia da Mulher (B.O nº 2013/816957) e deve iniciar um processo de investigação.

“Encerrei meu ciclo na Rádio CBN. Não porque eu concorde que eu sou obrigada moralmente a sair do emprego (eu não sou obrigada a abrir mão de pequenas conquistas por falta de ética de outros funcionários) e sim porque hoje eu tive a certeza que eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para melhorar a minha situação e a dos meus colegas”, escreveu Mariana em sua página em uma rede social.

O comentarista esportivo Airton Cordeiro é acusado por casos de assédio sexual no ambiente de trabalho. Após um período de silêncio, a estudante decidiu contar na internet os momentos difíceis que enfrentou. Ela diz que teve uma boa relação com jornalista veterano até junho deste ano, quando “começaram as baixarias”.

“Airton estava se despedindo de todos. Ia para Disney com a família. Naquele dia ele estava fazendo piadas horríveis com nome de entrevistadas, falando baixarias como nunca. Durante o programa ele se aproximou da minha mesa, como quem quer olhar alguma coisa no monitor do computador. Abaixou-se, tirou os cabelos do meu ombro e disse: ‘Eu estou morrendo de tesão em você e ainda vou te montar, você vai ver’”, conta a estudante.

Assustada, a jovem disse não ter tido reação. “Para deixar bem claro de uma vez por todas que o Airton não me fez nenhum elogio. Ele me tratou como um animal”, completou.

Cordeiro pediu demissão logo após ser denunciado. Ele nega as acusações e disse que vai processar a jovem. “Tenho pena dessa moça. A cartinha dela foi uma baixaria sem tamanho. Ela foi extremamente infeliz ao escrever esse texto”, disse o comunicador.

A gerência da emissora havia sido informada sobre as várias denúncias de assédio no início de agosto, mas não tomou atitude, o que causou uma paralisação dos jornalistas da rádio no dia 5. Três deles se demitiram em protesto: José Wille, diretor de jornalismo; Marcos Tosi, chefe de reportagem e Álvaro Borba, âncora. Os jornalistas que se demitiram haviam investigado o caso, ouvindo cinco vítimas, entre estagiárias, telefonistas e secretárias. Os depoimentos foram registrados, na época, e encaminhados à direção da empresa.

*Com informações do Portal R7, G1, Comunique-se e Sindjor-PR.