Papel da ABI é destacado em sessão solene pelo Dia do Jornalista em Fortaleza


09/04/2024


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na segunda-feira (08/04), no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em comemoração ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. Na ocasião, representantes da categoria receberam certificados de reconhecimento pela responsabilidade e ética, com que levam as notícias ao público. O papel da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi destacado pelo jornalista Salomão de Castro, um dos homenageados, conselheiro da entidade e membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos.

O conselheiro da ABI, Salomão de Castro, tratou de pontos abordados em nota assinada conjuntamente pelo presidente da Associação, Octávio Costa, e pela vice-presidente Regina Pimenta, alusiva ao Dia do Jornalista e ao transcurso dos 116 anos da entidade. Ele enfatizou a relevância do fundador da ABI, Gustavo de Lacerda, e de Giovanni Battista Líbero Badaró, médico e jornalista assassinado por inimigos políticos em 1830.

Salomão destacou o transcurso, neste ano, dos 60 anos do golpe militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964, e os 40 anos da campanha pelas eleições diretas para presidente da República (Diretas Já), em 1984. Também tratou de demandas da categoria encampadas pela ABI e outras entidades. “Enquanto lutamos pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados, assistimos ao encolhimento e à precarização do mercado de trabalho. Se, em 2013, a categoria registrava 60.899 empregos com carteira assinada, em 2021 o número caiu para 47.900 postos, uma queda de 21%. Nesse cenário, o salário médio ficou em torno de 5 mil reais”, destacou, a partir da nota emitida pela ABI.

Também a partir da nota da Associação, Salomão pontuou que para além da questão do diploma, há a intensa mobilização para limitar o abuso do assédio judicial aos jornalistas e também a permanente luta pela democratização dos meios de comunicação.

A sessão solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi (PT), em nome do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). Também subscreveram a iniciativa Dr. Vicente Pinto (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Anna Karina (Psol).