16º Painel do Reinventar discute mercado audiovisual


25/10/2016


14650570_10202070769526213_5041539749862474682_n

Qual a funcionalidade mais importante de um aparelho celular? Fazer e receber ligações, é claro. Claro que não. Ter uma boa câmera fotográfica e filmadora é o que define há alguns anos a compra dos aparelhos pelos consumidores. O resultado dessa “preferência”, segundo dados dos sites Tecmundo, Olhar Digital e Manual do Usuário são números superlativos:

  • 2 bilhões de fotos compartilhadas, diariamente, pelo Facebook, em 2015
  • 700 milhões de fotos circularam, por dia, no  Snapchat, em  2014
  • 700 milhões de fotos foram enviadas, por dia, via WhatsApp, em 2014
  • 100 horas de vídeo foram postadas, por minuto, no YouTube, em 2013

 

Toda uma parafernália de equipamentos se tornou desnecessária para produzir fotos e realizar transmissões ao vivo. Com o celular na mão, todos se julgam fotógrafos e videomakers. E nessa avalanche de imagens, como fica a produção de foto e videojornalismo?

 

É isso que o 16 Encontro Reinventar Jornalistas RJ vai debater no próximo dia 26, das 9h às 13h, na Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre 71, 7º andar – Centro, RJ).

 

Participam do evento o videojornalista Elcio Braga; os fotógrafos Carlos Junior, Cristina Lacerda e Severino Silva e a professora da Faculdade Hélio Alonso Denise Lilenbaum. A mediação fica por conta do diretor cultural da ABI, Jesus Chediak, e a apresentação será feita pela  jornalista Rosayne Macedo, idealizadora e coordenadora Reinventar JornalistasRJ.

 

A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição online pela página do Reinventar no Facebook ou diretamente em https://goo.gl/forms/VFYfYjUBeG59mIQ72

 

Conheça os palestrantes do 16 Encontro Reinventar Jornalistas RJ:

 

PALESTRANTES:

• Carlos Junior – É formado em Artes Visuais na Escola de Artes Visuais (EAV) do Jardim Botânico. Com duas menções honrosas na Angra 500 Anos, também teve quatro exposições: ‘Crianças O Futuro do Brasil’, ‘Carnaval, a Oitava Maravilha do Mundo’, ‘Rio 450° Graus’ e participou de uma exposição coletiva – a ‘Marcha da Intolerância Religiosa’. Como repórter fotográfico trabalhou na extinta Editora Bloch (Manchete) e como freelancer na revista empresarial da Odebrecht. Atualmente é freelancer para a revista americana Brazil Magazine (Los Angeles), atende a coach de imagem Patricia Coelho e está dirigindo o documentário ‘Um Passinho Para Três Destinos’, que será exibido no Festival de Cinema Negro, que será realizado no MAM, em novembro de 2016.

• Cristina Lacerda – É fotógrafa há mais de 20 anos e tem fotos publicadas pelo Globo, Jornal do Brasil, Caras, O Dia, Associated Press, First Magazine (Inglaterra) e outros veículos. Especializada em comunicação empresarial e em fotos aéreas, cobriu os principais eventos do Rio de Janeiro. Participou de exposições no Brasil e no exterior, as últimas duas em 2014 na Alemanha, na Galeria Berlin Am Meer e na Embaixada do Brasil. É sócia da agência de fotos F3 e sócia fundadora da grife de camisetas que leva o seu nome, onde sublima fotos do Rio de Janeiro em edição limitada. Desde 2011 é embaixadora do Rio.

 Élcio Braga – Jornalista formado pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Cinema-Documentário pela FGV. Passou pelo Jornal de Hoje – Nova Iguaçu, O Dia, Marca Brasil e está desde 2014 em O Globo. Entre os principais prêmios recebidos estão os da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) nas categorias Direitos Humanos, pela série ‘Infância perdida’ (1998), e Crônica, pela série ‘Os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial’, e o prêmio Allianz Seguros Especial de Sustentabilidade, pela reportagem ‘Mudanças climáticas’ (2008). Desde 2004, produzia eventualmente versões em audiovisual para as reportagens impressas em O Dia. Depois passou a responder pela TV O Dia, pequeno núcleo na redação. No período, produzia vídeos, séries e miniprogramas postados nos sites de O Dia e do Terra TV (posteriormente no iGTV). Em 2012, após sair de O Dia, que fechou a área de vídeo, abriu uma produtora, a Videohistória, e passou a produzir vídeos para web TVs ou sites, como os da iGTV, Furnas, O Globo (cobertura de carnaval) e Sindicato dos Médicos. Em 2014, ingressou no novo projeto de vídeos de O Globo, onde colabora na criação de programas da grade, coordenação e produção de vídeos. Mantém ainda, desde 2011, um site e um canal no Youtube para a publicação de vídeos sobre história, personagens, viagens e curiosidades.

• Denise Lilenbaum – Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e especialização em Docência do Ensino. Após vários anos se dedicando à televisão, entre elas Rede Manchete e Rede Globo, iniciou trabalhos na área de Assessoria de Imprensa. Atualmente é professora do Departamento de Comunicação Social da Faculdades Integradas Hélio Alonso.

• Severino Silva – Conhecido como Severo, é exemplo de se reinventar. Começou no Infoglobo como contínuo, passou a fotógrafo industrial, em seguida a fotomecânica do jornal O Globo, onde conseguiu estágio para trabalhar como fotógrafo nas editorias dos jornais de bairro. Também andou pelo Fluminense, Povo, A Notícia, O Dia, retornou ao Globo e há 19 anos está de volta ao Dia. Autor de várias exposições e ensaios fotográficos, tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, com várias premiações. Está atualmente rodando cidades e países com sua exposição ‘Fé, Luz e Sombra’.

A partir das 8h30, café da manhã colaborativo com primeira rodada de networking. Traga sua contribuição.

 

Por ser o mês das crianças, o Reinventar Jornalistas RJ aceitará doações de brinquedos e livros infantis para serem doados pelos Repórteres do Bem, formados por jornalistas integrantes do projeto.

 

Participe dessa iniciativa!