ONU aplaude a trajetória de Nelson Mandela


16/07/2010


A Assembleia Geral das Nações Unidas realizou sessão informal nesta sexta-feira, dia 16, em homenagem ao Dia Internacional Nelson Mandela. A data oficial das celebrações no mundo é domingo, dia 18 de julho, quando o histórico líder sul-africano completa 92 anos.
 
A data foi estabelecida por uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, adotada por consenso em novembro do ano passado. O objetivo é promover a cultura da paz e da liberdade representada pela figura de Mandela, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
 
O Conselho de Segurança da ONU reconheceu a dedicação de Mandela “ao serviço da humanidade na resolução de conflitos, relações entre raças, promoção e proteção dos direitos humanos, reconciliação, igualdade entre os sexos e os direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis”.  A entidade faz especial referência à luta de Mandela contra o regime segregacionista do apartheid, derrubado em 1994, e à sua eleição como primeiro presidente negro da África do Sul.
 
Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que Nelson Mandela “é uma personalidade excepcional que carrega os valores mais nobres da humanidade e também da organização”. O texto descreve a contribuição do líder para a África do Sul democrática e multiracial e para a promoção da cultura de paz no mundo. 
—Mandela é uma fonte de inspiração para milhões de pessoas. Ajudou a tornar o mundo um lugar melhor para todos. Sua vida, força e dignidade são exemplos para a humanidade. No 1º Dia Internacional Nelson Mandela, a ONU agradece tudo o que ele fez em prol da liberdade, justiça e democracia, ressalta Ban.
 
Nexta sexta-feira, 16, funcionários da ONU dedicaram ao menos uma hora de seu tempo em trabalhos no lar Tebogo para crianças incapacitadas, em Orange Farm, nos arredores de Johanesburgo. O Conselho de Segurança da entidade realizou reunião plenária informal, na qual foram tocadas músicas e exibidos vídeos e fotografias sobre o líder sul-africano.
 
Em muitos escritórios da ONU pelo mundo, estão sendo organizados debates sobre a figura de Mandela, seguidos de exibição do filme “Invictus”, que destaca o trabalho de reconciliação entre raças do Nobel da Paz durante o Mundial de Rugby de 1995, vencido pela África do Sul.
 
Na conflituosa região de Darfur, no oeste do Sudão, a ONU está promovendo o torneio “Futebol para a Paz” e shows do músico Omar Ilhsas.
 
De acordo com os parentes, Mandela pretende comemorar o aniversário em casa, em Johanesburgo, ao lado de pessoas próximas e de 95 crianças de sua cidade natal Mvezo e da região de Qunu, que estarão em Johanesburgo especialmente para o encontro.
 
Mathole Motshekga, líder do grupo parlamentar do Congresso Nacional Africano (CNA), ao qual pertence Mandela, anunciou que as principais comemorações oficiais do aniversário de Mandela serão realizadas em Mvezo, com a presença do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que promoverá a campanha “Faça de cada dia o Dia de Mandela”.
 
*Com informações da Rádio ONU