Demissões afetam veículos pelo País


Por Igor Waltz*

05/06/2013


Depois da demissão de quase 30 jornalistas do jornal Valor Econômico, outros veículos seguem tomando medidas semelhantes e enxugando seu quadro de funcionários. Na última terça-feira, 4 de junho, o jornal Folha de S.Paulo promoveu demissões em vários setores. Os cortes podem chegar a 10% do corpo de funcionários. Já foram desligados profissionais em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre eles, Fábio Seixas, até então coordenador da sucursal carioca, e a escritora Danuza Leão, que deixa de ser colunista no jornal.

O jornal promoveu também mudanças em seus cadernos. Quem ficará responsável pelo “Ilustríssima” é a jornalista Heloisa Helvetia, ex-caderno “Equilíbrio” que vira uma seção semanal em “Cotidiano”. Foram extintos os cargos de edição das duas editorias e criado um Núcleo de Cultura. Já os cadernos “Veículos” e “Imóveis” serão publicados em “Mercado”.

André Freire, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP), confirmou que já solicitou uma reunião em caráter de emergência com o jornal Folha de S. Paulo para discutir as demissões.

Outros veículos

A direção do SJSP também solicitou reunião de emergência para saber os problemas que estão afetando os jornalistas da Revista Trip. Há informações de dispensas de grande número de profissionais da empresa. No ofício encaminhado à diretoria da empresa, os dirigentes manifestam sua preocupação com os empregos e a necessidade de “defender os direitos trabalhistas e de salvaguardar o mercado de trabalho de todos os jornalistas”.

A Folha de Pernambuco também demitiu nove profissionais de várias editorias nesta semana. Desde segunda-feira, 3 de junho, foram dispensados profissionais da área de fotografia, do caderno de “Esportes”, da coluna social e da revista publicada pelo periódico. Além das dispensas, o editor-chefe do jornal, Henrique Barbosa, entregou o cargo nesta tarde.

Chargistas e editores-executivos também estavam na lista. Os cortes estariam relacionados à redução de custos e “melhora econômica da empresa”.

*Com informações do Portal Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo.