Obra reúne cartazes sobre a ditadura na AL


06/11/2012


O Instituto Vladimir Herzog lança nesta terça-feira, dia 6, o livro “Os Cartazes desta História – Memória Gráfica da Resistência à Ditadura Militar e da Redemocratização” (Escrituras Editora). A publicação reúne cerca de 300 cartazes, documentos e fotografias de movimentos de resistência aos regimes ditatoriais na América Latina, produzidos entre os anos 1960 e o início da década de 1990.
 
O foco principal da obra é a luta contra a ditadura brasileira (1964-1985) e o movimento da sociedade civil após a Lei da Anistia, em 1979. Organizada pelo jornalista Vladimir Sacchetta, o livro apresenta também cartazes de países como Argentina, Nicarágua e Guatemala — além dos anúncios criados no Brasil.DIV>

 
A publicação traz ainda uma análise das composições feita por Chico Homem de Mello, professor e pesquisador da área do design gráfico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).
 
O livro é divido em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, Trabalhadores e Estudantes, Solidariedade, Mortos e Desaparecidos, e tem o objetivo de manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, momento em que centenas de profissionais do meio foram presos, torturados e assassinados.
 
A obra é parte do projeto “Resistir é Preciso…”, lançado pelo Instituto em 2011, que pretende resgatar a trajetória da imprensa durante a ditadura militar. No mesmo ano o grupo publicou a obra “As Capas desta História”, uma coletânea de primeiras páginas de veículos da imprensa alternativa e clandestina brasileira, produzidas por jornalistas (muitos deles exilados) entre 1964 e 1979.
 
* Com informações da Folha de S. Paulo.