Obama enaltece papel da imprensa em coletiva


19/01/2017


papel mw-768

O presidente americano Barack Obama concedeu, na última quarta-feira (18/1), a última entrevista coletiva como presidente dos Estados Unidos e ressaltou a importância da imprensa livre.

Segundo a EBC, antes de responder às perguntas dos jornalistas, Obama, que apareceu pela última vez na sala de imprensa da Casa Branca, afirmou que a liberdade da mídia é essencial para a democracia.

“Não gostei de todas as reportagens que vocês publicaram, mas a função de vocês é investigar, cobrar, fazer perguntas duras. A democracia não funciona sem cidadãos bem informados”, declarou.

Obama também comentou sobre a comutação da pena da analista de informações Chelsea Manning, ex-militar do Exército que cumpria pena de 35 anos de prisão desde 2013 por ter vazado para o site Wikileaks informações sobre a segurança nacional dos Estados Unidos.

Após a medida, Chelsea deve ser libertada em 17 de maio. Os críticos à decisão do presidente acreditam que ela estimulará que outras pessoas vazem informações relevantes do país. “Eu me sinto muito confortável porque a justiça foi feita”, frisou.

Ele aproveitou a oportunidade para alertar os jornalistas sobre possíveis mudanças políticas durante o governo Trump. Sem mencionar detalhes, ele disse que se referia a certos momentos em que os valores fundamentais da política “podem estar em jogo”.