OAB-SP denuncia discriminação em coluna de jornal da Baixada Santista


11/01/2008


Em expediente firmado por seu Presidente, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, a 136ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, com jurisdição nas cidades de São Sebastião e Ilhabela, denunciou à ABI que o jornal Imprensa Livre circulou em sua edição de 24-25 de novembro passado com um texto “cujo teor é altamente discriminatório, além de incentivar a discriminação contra os homossexuais, usando palavras de baixo calão, com texto pornográfico e ofensivo a estes”.

A Subseção da OAB-SP juntou ao seu expediente cópia da coluna “Canal zap” de Imprensa Livre, a qual inclui entre as efemérides que registra a morte do cantor inglês Fred Mercury, ao qual atribui “atividades bem abichonadas”, além de empregar outras expressões de mau gosto em relação ao artista. O jornal circulou em pelo menos cinco cidades do Litoral Norte de São Paulo São: Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga.

Em resposta, a ABI informou à OAB-SP que “compartilha a indignação causada à 136ª. Subseção São Sebastião/Ilhabela da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e lamenta que a liberdade de informação e de opinião seja utilizada em manifestação tão reprovável”. Diz ainda a ABI que não lhe cabe “qualquer ação para promoção de medida que escape ao âmbito da ética jornalística, mas instituições representativas da cidadania, como essa Subseção da OAB-SP, podem dirigir-se ao Ministério Público do Estado de São Paulo pleiteando a adoção dos procedimentos cabíveis diante desse mau uso da liberdade de imprensa”.

A ABI enviou cópia da resposta ao Diretor de Imprensa Livre, André Luiz Valente Mendes.