Notícias internacionais do Tambor da Aldeia


30/11/2012


A edição n.º 48, ano VII, do informativo eletrônico Tambor da Aldeia, de 26 de novembro de 2012, apresenta o noticiário internacional editado por Vilson Romero. Leia abaixo as principais manchetes:

Jornalista é morto em Damasco

O jornalista Basel Tawfiq Yusef, da TV estatal, foi assassinado em 21 de novembro no Sul de Damasco, capital síria. O crime foi atribuído a “terroristas”, termo usado pelo regime de Bashar al-Assad para designar os insurgentes. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que Yusef foi morto a tiros por rebeldes, que o acusaram de integrar as “shabihas”, as milícias civis do regime, no bairro de Tadamun, cenário de violentos combates entre soldados e rebeldes.
 
Míssil sobre Gaza

Um míssil israelense atingiu em 18 de novembro um centro de mídia internacional na Faixa de Gaza, destruindo os escritórios e estúdios de algumas estações de TV, entre elas a Russia Today. Jornalistas, técnicos e funcionários da emissora de TV em língua árabe Rusiya Al-Yaum não foram atingidos, porque saíram do local uma hora antes do ataque. Nos bombardeios da madrugada do mesmo dia, dois outros centros de imprensa que abrigavam escritórios de redes de TV ligadas ao grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, também foram atingidos, com oito jornalistas feridos. No mesmo complexo do edifício Shawa funcionavam a TV britânica Sky News, a italiana RAI, a alemã ARD, a Kuwait-TV e algumas agências de notícias palestinas.
 
Apelo à Onu
 
A Federação Internacional dos Jornalistas, em alusão ao Dia Internacional Contra a Impunidade, encaminhou em 23 de novembro manifestação ao secretário-geral da Onu, Ban Ki-moon, cobrando ações para que os governos respeitem as leis internacionais e as normas relativas à segurança e proteção dos jornalistas. Dados de organizações internacionais apontam que mais de 600 jornalistas foram mortos nos últimos 10 anos em todo o mundo – a maioria em seus próprios países de origem – e os assassinos continuam impunes em nove de cada dez casos.

Ano trágico
 
O Instituto Internacional de Imprensa denunciou que 2012 se tornou o ano mais violento para a imprensa desde que começou a documentar os assassinatos de jornalistas no mundo, em 1997. De acordo com o ‘Death Watch’ do IPI, apenas neste ano foram 119 jornalistas assassinados no exercício de sua profissão. Na América Latina, 22 jornalistas foram assassinados e países como México, Brasil, Honduras e Colômbia mantêm sua tendência de violência contra a imprensa na região.
 
Clarín recorre
 DIV>O Grupo Clarín pediu à Corte Suprema de Justiça argentina que intervenha em sua causa diante da Lei de Mídia. A empresa tomou esta atitude diante da negativa e falta de imparcialidade no fórum federal civil e comercial, resultado que atribuiu manobras governamentais. O Grupo afirmou que está desamparado e privado de justiça após a recusa e renúncias de magistrados provocadas pelo Governo. Além disso, o documento afirma que a Corte Suprema não está diante somente de um caso de “privação de justiça”, mas que a situação viola o direito de defesa.

Processo na Inglaterra
 
Andy Coulson, ex-Secretário de Comunicação do premiê David Cameron, e Rebekah Brooks, ex-executiva da News International, foram indiciados por supostos pagamentos ilegais a funcionários públicos e policiais. Os jornalistas Clive Goodman e John Kay e a funcionária do Ministério da Defesa, Bettina Jordan Barber, também estão arrolados no processo. Os cinco enfrentam acusações judiciais pela chamada operação Elveden, que investiga supostos subornos a autoridades para a obtenção de notícias exclusivas dentro do escândalo das escutas ilegais no extinto tabloide “News of the World”
 
(Fonte: Tambor da Aldeia, Ano VII, nº 48, de 26 de novembro de 2012. Pesquisa e edição: Vilson Romero)