IPI recebe indicações para destaques na defesa da liberdade de imprensa


14/07/2021


Por Media Talks


Premiação ocorre em setembro.

Duas premiações mundiais que homenageiam jornalistas e organizações de imprensa têm suas inscrições terminando neste mês de julho. O International Press Institute (IPI) e o International Media Support (IMS) recebem até o dia 21 indicações para o IPI World Press Freedom Hero 2021 e para o IPI-IMS Free Media Pioneer, laureações que reconhecem e valorizam o trabalho a favor da liberdade de imprensa.

O prêmio individual World Press Freedom Hero homenageia jornalistas que fizeram contribuições significativas para a promoção da liberdade de imprensa, especialmente em face a riscos pessoais.

Já o Free Media Pioneer reconhece órgãos de imprensa que promoveram o acesso a notícias ou beneficiaram jornalistas e a mídia como um todo, com o objetivo de garantir o livre e independente exercício da profissão em seu país ou região.

O vencedor da última edição do “Press Freedom Hero”, em 2019, foi o paquistanês Cyril Almeida. Entre os homenageados de edições anteriores estão o jornalista investigativo angolano Rafael Marques, o repórter sírio Mazen Darwish e a autora mexicana Lydia Cacho. Em 2000, o brasileiro Júlio Mesquita Neto, que foi diretor do jornal O Estado de S. Paulo, foi homenageado.

O site de notícias egípcio Mada Masr venceu a última edição do prêmio a organizações, em 2019. Em anos anteriores, foram reconhecidos o veículo filipino Rappler, de Maria Ressa, jornalista perseguida que se tornou símbolo de luta pela liberdade de imprensa; a plataforma Medyascope, da Turquia; o Comitê de Segurança de Jornalistas do Afeganistão, entre outros.

 

Instituto vai revelar vencedores em setembro

Para indicar um jornalista ou uma organização de mídia, é preciso escrever para o e-mail info@ipi.media, com o assunto “Nomeação do World Press Freedom Hero” ou “Nomeação do Free Media Pioneer”, em inglês. A mensagem deve conter uma breve descrição da pessoa ou organização citada. Veja mais informações e contatos no site do IPI (https://ipi.media/ipi-ims-launch-nomination-call-for-2021-press-freedom-awards/).

Os homenageados de 2021 serão conhecidos durante o Congresso Mundial do IPI 2021, em 16 de setembro, em Viena.