Notícias do Tambor da Aldeia


19/11/2012


A edição n.º 47, ano VII, do informativo eletrônico Tambor da Aldeia, de 19 de novembro de 2012, apresenta o noticiário nacional e internacional editado por Vilson Romero. Leia abaixo as principais manchetes:

STJ rejeita recurso de filho de Lula

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso especial a Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-Presidente da República, que buscava reverter decisão que julgou improcedente pedido de dano moral por reportagem do jornalista Cláudio Humberto em seu site. Fábio alegou que a notícia era ofensiva e o expôs ao desprezo público por indicar a cidade em que nasceu e onde tem família radicada.
 
A maioria dos ministros da Turma seguiu o voto do relator, mantendo decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF). Para o Tribunal, a reportagem, que narrava a compra de uma mansão pelo autor, não extrapolou os limites do exercício do direito de informar sobre assunto de interesse público nem teve a intenção de caluniar ou difamar o autor.
 
Paulo Henrique condenado
 
O jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim deve indenizar em cerca de R$ 18 mil o apresentador Lasier Martins, do Grupo RBS, por reproduzir em seu blog um texto com o título “Tarso cala RBS com filha de Serra”. Ao replicar informação produzida originalmente pelo site “Cloaca News” no blog Conversa Afiada, Amorim se referiu a Lasier como “vigarista”, “sabujo”, “agenciador de salames coloniais”, “porta-voz do império mafiomidiático guasca” e “velhaco”. Usou as palavras “jornalista” e “comentarista” entre aspas, em flagrante deboche. O texto opinativo, remetendo para um vídeo do programa Jornal do Almoço, da RBS TV, criticava a atitude de Lasier de tentar “emparedar” o então candidato ao Governo do RS, Tarso Genro, com perguntas sobre corrupção no governo federal. Ainda cabe recurso da decisão.
 
Iurd perde
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou improcedente em 14 de novembro a ação de indenização que a Igreja Universal do Reino de Deus movia contra a Folha e o jornalista Fernando de Barros e Silva. A Iurd alegava que houve abuso na coluna “Fé do bilhão”, publicada em dezembro de 2007, considerada tendenciosa pela entidade religiosa. Em sua defesa, a Folha destacou que o colunista fazia uso “da liberdade de expressão de pensamento”, ao comentar a reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, da jornalista Elvira Lobato, alvo de ações movidas pelo País por membros da Iurd, também julgadas improcedentes.
 
A glória de Britto
 
O Ministro Carlos Ayres Britto, ao se aposentar do Supremo Tribunal Federal – STF por ter completado 70 anos, afirmou à Globo News que o trabalho mais importante que teve em dez anos foi derrubar em 2009 a Lei de Imprensa, em vigor desde 1967, no regime militar. Ayres Britto foi o relator do processo que declarou a lei inconstitucional. Para o Ministro, a decisão permitiu o exercício da liberdade de expressão e impediu qualquer possibilidade de censura.

Morto a tiros jornalista mexicano

O jornalista Adrián Silva Moreno, colaborador do Diario Puntual e do Global México, e um ex-policial foram assassinados a tiros em 14 de novembro, em uma estrada próxima à cidade de Tehuacán, no estado central de Puebla. Três homens a bordo de uma caminhonete interceptaram e dispararam contra o veículo em que estava o jornalista e seu acompanhante. Moreno deveria cobrir uma operação militar em um armazém onde combustível supostamente roubado era guardado.
 
Agressão na Argentina
 
O cronista Mario Fedorischak, do canal Misiones Cuatro e fotógrafo do jornal Primera Edición, foi agredido por policiais em 10 de novembro quando cobria a chegada de presos a uma delegacia na Província de Misiones. O jornalista foi cercado por cinco agentes que o subjugaram à força, o agarraram pelo pescoço e o espancaram com cassetetes, socos e chutes antes de levá-lo à Delegacia. O profissional teve o equipamento (câmera fotográfica, filmadora e uma “handcam”) e as roupas foram levados e sua motocicleta foi danificada. A agressão pode estar ligada a suas denúncias sobre o trabalho da Polícia na cidade de Posadas, capital da Província de Misiones. Mario filmou cerca de 20 policiais espancando violentamente suspeitos que foram presos.
 
Pressão na Venezuela
 
O Colégio Nacional de Jornalistas (CNP) da Venezuela denunciou que meios de comunicação estão sendo pressionados pelo Governo para acabar com todos os programas que se opõem ao governo, “aposentar” os jornalistas que os comandam e “adequar o tom” de suas linhas editoriais. O CNP citou o caso de Omar Gonzáles, jornalista e deputado da Assembleia Nacional, que há mais de 18 anos apresentava um programa de notícias na Rádio Actualidad e que foi “informado” de sua demissão por diretores do Circuito Unión Radio, alegando “pressão da alta cúpula do governo”.
 
Cuba protesta
 
O jornal oficial Granma questionou a escolha da blogueira opositora Yoani Sánchez como representante em Cuba da Sociedade Interamericana de Imprensa – SIP. A publicação alega que a medida é manipulada pelos EUA. “A SIP, o cartel CIA da imprensa comercial, designou a cibermercenária Yoani Sánchez como sua representante em Cuba, confirmando sua relação com os planos mais sórdidos da inteligência americana”, diz o Granma. A blogueira será encarregada de supervisionar a liberdade de imprensa no país.
 
Violência na Colômbia
 
O fotógrafo Nayib Gaviria, do colombiano El Universal, foi agredido por um policial e teve a câmera tomada durante a cobertura de uma briga, em 12 de novembro. Os responsáveis pela agressão foram suspensos. A câmera só foi devolvida depois de o fotógrafo prestar queixa. Os policias envolvidos alegaram terem sido intimidados pela cobertura do profissional.
(Fonte: Tambor da Aldeia, boletim nº 47 – 19 de novembro de 2012. Pesquisa e edição: Vilson Romero.)