De Tel Aviv, onde está radicado há anos, o jornalista Nahum Sirotsky, criador da revista “Senhor”, mandou nesta terça-feira, dia 15, sua declaração de adesão à Comissão de Honra do Centenário da ABI. Em sua mensagem, Nahum lembra que começou no jornalismo, há 64 anos, graças a uma carta em que Herbert Moses, então Presidente da ABI, o apresentou a Roberto Marinho, Diretor do Globo.
É esta a sua mensagem:
Foi curta nota de Herbert Moses a Roberto Marinho o meu bilhete de entrada no jornalismo há 64 anos, 1943.Não dá para esquecer o nome da maternidade da profissão nem o da escola onde se aprendeu desde o alfabeto aos princípios de como tentar compreender o mundo: a ABI e O Globo.
O Brasil ainda é um país sem consideração pela sua história e suas grandes figuras. O pequenino Moses foi dos gigantes. Ousou desde o estilo do nosso edifício às atitudes de defesa de colegas e da profissão sempre alvos dos que ambicionam controlar o que se pensa e se expressa.
Ao me apresentar a Roberto Marinho, grande empresário das comunicações, sempre atualizado, leal a seus colaboradores e suas equipes, outra grande figura da nossa história, me encaminhou para a vida interessante, de grandes aventuras e momentos inesquecíveis que vivo até hoje. De editor de publicações e sempre um repórter.
Tudo a partir de uma primeira visita à nossa Casa do adolescente em busca de um futuro que não lhe foi negado.
Abraço (a) Nahum Sirotsky.”