Nahum Sirotsky na Comissão de Honra


15/01/2008


De Tel Aviv, onde está radicado há anos, o jornalista Nahum Sirotsky, criador da revista “Senhor”, mandou nesta terça-feira, dia 15, sua declaração de adesão à Comissão de Honra do Centenário da ABI. Em sua mensagem, Nahum lembra que começou no jornalismo, há 64 anos, graças a uma carta em que Herbert Moses, então Presidente da ABI, o apresentou a Roberto Marinho, Diretor do Globo.
É esta a sua mensagem:

 
          Foi   curta  nota  de Herbert Moses a Roberto  Marinho  o meu bilhete de entrada no jornalismo  há 64 anos, 1943.Não dá para esquecer   o nome da maternidade  da profissão  nem o da escola onde se aprendeu desde o alfabeto aos  princípios  de como  tentar compreender o mundo: a ABI e O Globo.
         O Brasil ainda é um país sem consideração pela sua história e  suas grandes figuras. O pequenino Moses foi dos gigantes. Ousou desde  o estilo  do nosso edifício  às atitudes de defesa  de colegas e da profissão  sempre  alvos dos que  ambicionam controlar  o que se pensa e se expressa.
          Ao me apresentar a Roberto Marinho, grande  empresário das comunicações, sempre atualizado, leal a seus  colaboradores e suas equipes,  outra grande figura da nossa história, me encaminhou para  a  vida  interessante, de  grandes aventuras e momentos inesquecíveis  que  vivo até hoje.  De editor de publicações  e sempre um repórter.
         Tudo a partir de uma primeira visita à nossa Casa do adolescente em busca de um futuro que não lhe foi negado.
         Abraço (a) Nahum Sirotsky.”