Mudanças no Prêmio Jabuti 2011


22/03/2011


A Câmara Brasileira do Livro(CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, anunciou nesta terça-feira, 22, novidades para a sua 53ª edição. O número de categorias aumentou de 21 para 29, e em cada uma delas será premiado apenas um livro, antes eram três obras. O objetivo das mudanças, de acordo com a CBL, “é cobrir de forma mais adequada os diversos segmentos do crescente mercado editorial brasileiro e dar maior destaque aos vencedores da premiação em cada categoria”.
As inscrições para o Prêmio Jabuti 2011 começam nesta quarta-feira, dia 23 de março. Podem concorrer apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers. Mais informações pelo site www.premiojabuti.org.br.

 
As 29 categorias que passam a fazer parte do Prêmio Jabuti são as seguintes: Melhor Tradução; Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo; Melhor Livro de Fotografia; Melhor Livro de Comunicação; Melhor Livro de Artes; Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária; Melhor Projeto Gráfico; Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Melhor Ilustração; Melhor Livro de Ciências Exatas; Melhor Livro de Tecnologia e Informática; Melhor Livro de Educação; Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise; Melhor Livro de Reportagem; Melhor Livro Didático e Paradidático; Melhor Livro de Economia, Administração e Negócios; Melhor Livro de Direito; Melhor Livro de Biografia; Melhor Capa; Melhor Livro de Poesia; Melhor Livro de Ciências Humanas; Melhor Livro de Ciências Naturais; Melhor Livro de Ciências da Saúde; Melhor Livro de Contos e Crônicas; Melhor Livro Infantil; Melhor Livro Juvenil; Melhor Livro de Romance; Melhor Livro de Turismo e Hotelaria; e Melhor Livro de Gastronomia.

A escolha dos vencedores é feita por um júri especializado em cada segmento concorrente. Já a seleção dos prêmios Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não é feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial.

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti tem o objetivo de valorizar o trabalho de editores, escritores, ilustradores, tradutores e designers gráficos. A estatueta do Jabuti foi confeccionada pela primeira vez em 1959, após concurso público entre escultores e artistas plásticos. O vencedor foi o artista Bernardo Cid de Souza. O Jabuti foi escolhido como símbolo do prêmio pela sua paciência e tenacidade.

*Com informações da CBL.