Morre no Rio o jornalista Ayrton Baffa


25/07/2011


A imprensa sofreu mais uma baixa com a morte do jornalista Ayrton Baffa, no sábado 23 de julho. Ele morreu de enfarte, no Hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 12. O corpo está sendo velado no cemitério São João Batista e será cremado na quinta-feira, 28 de julho, no crematório do cemitério São Francisco Xavier, no Caju.
 
 
Ayrton Baffa trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, como Secretário de Redação, e do Estadão, onde foi chefe da sucursal Rio e pelo qual ganhou o Prêmio Esso de Investigação Econômica de 1983, com a reportagem “O escândalo da Capemi”, sobre o desvio de fundos da Previdência Privada no Governo militar, cujo Presidente era o general João Batista de Figueiredo.
 
nbsp;
Baffa publicou sete livros, entre os quais “No porão do SNI” e “Sol para os mortos”. Conheceu a cidade de Conservatória, na região Sul do Rio, quando foi fazer uma reportagem. Gostou tanto do lugar, famoso por causa das suas serestas, que resolveu ir morar lá, de onde passou a enviar os seus artigos.
 
 
De acordo com informações do hospital, Ayrton Baffa morreu, aos 77 anos de idade, após um choque cardiogênico, quando o coração fica enfraquecido e perde a capacidade de bombear o sangue.