MinC divulga censo de bibliotecas públicas


20/04/2010


O Ministério da Cultura vai divulgar nesta sexta-feira, dia 23, os resultados do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais (BMPs), realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pelo Ministério. O estudo revela o perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país. As autoridades envolvidas no projeto vão conceder entrevista coletiva à imprensa às 11h, no prédio do Ministério da Cultura, em Brasília.

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais reúne os dados sobre as bibliotecas públicas de cada município brasileiro, agrupados por estado e região. A pesquisa aponta número de empréstimos, acesso à internet, frequência de usuários, tema mais pesquisados, horário de funcionamento, perfil dos funcionários, número de bibliotecas por habitantes, entre outros. Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros.

O objetivo do estudo é subsidiar e aperfeiçoar as políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal para a valorização das bibliotecas públicas brasileiras.