Melhores momentos na telinha e no rádio


09/06/2006


Com os jogos da Copa acontecendo entre 10h e 16h, o negócio é garantir um aparelho de televisão por perto mesmo no trabalho. Mas as emissoras abertas Globo, Bandeirantes, Record, Rede TV e SBT prepararam uma programação que promete mostrar mais que os lances das partidas do Mundial. Para isso, enviaram à Europa o maior contingente de profissionais brasileiros — 385 pessoas — até agora em Copas do Mundo.

Os jogos serão captados para televisão de alta definição no padrão HDTV, a que o público brasileiro não tem acesso — ou seja, aqui a qualidade das imagens será a mesma de todos os dias.

Na TV aberta, a Globo tem os direitos de transmissão; nos canais por assinatura, eles são da SporTV (que transmitirá os jogos em formato widescreen), da ESPN Brasil e da BandSports. Nenhuma emissora revela o custo de seus investimentos na Copa, mas sabe-se que os gastos serão superiores aos do Mundial de 2002, mesmo com o torneio daquele ano tendo sido disputado em dois países (Coréia e Japão).

Para transmitir ao vivo 56 dos 64 jogos da Copa, a TV Globo enviou à Alemanha o maior número de profissionais das emissoras brasileiras: são 160 profissionais (entre jornalistas, comentaristas, locutores, técnicos e engenheiros), sendo que parte do grupo estará a serviço da SporTV.

O Sistema Globo de Rádio também transmite os jogos da Copa. A Rádio Globo anunciou que veiculará em rede nacional 40 partidas: as 25 da primeira fase e as 15 das etapas finais. A CBN fará a transmissão de 20 jogos, com uma equipe distinta da que foi enviada pela Globo.

A equipe do Sistema Globo de Rádio na Alemanha é composta por dez profissionais: os locutores José Carlos Araújo, Oscar Ulisses e Evaldo José, o comentarista e ex-jogador Raí, os repórteres Heraldo Leite e Ângelo Antunes, dois operadores, um técnico de logística e, no comando, o jornalista Álvaro de Oliveira Filho, Gerente Nacional de Esportes do SGR.


O diferencial na TV aberta 

Única emissora com direito de transmitir os jogos, vai mostrar 56 partidas ao vivo, com narração de Galvão Bueno, Cléber Machado e Luiz Roberto. Nos dias de jogos do Brasil, ao final da edição do “Jornal da Globo”, haverá mesas-redondas comandadas por Galvão Bueno. Quando houver jogos simultâneos, a partida que não for exibida ao vivo será transmitida em videoteipe na manhã seguinte. Aos domingos, Fátima Bernardes, Pedro Bial e Galvão Bueno farão um programa especial, dividido em três edições com 50 minutos de duração.

Tem uma equipe de 25 profissionais na Alemanha, enviando diariamente reportagens especiais para o os programas “Debate bola” (de segunda a sexta-feira, às 12h15) e “Terceiro tempo”, que é apresentado por Milton Neves aos domingos, às 22h30. 

Faz apenas a cobertura jornalística da seleção brasileira e de outras que aparecem como favoritas no Mundial da Alemanha, exibindo o material no “SBT Brasil” e no “Jornal do SBT”, nas edições da manhã e da noite. 

O programa de debates “Apito final”, comandado por Luciano do Valle, diariamente, à 0h15, será gerado das cidades em que a seleção brasileira estiver jogando. Os jornalistas Roberto Cabrini e Mariana Ferrão serão os âncoras do “Jornal da noite” e do “Jornal da Band”, com transmissão direta de Munique.

A emissora enviou uma equipe de 20 profissionais à Alemanha, mas não exibirá nenhum programa ao vivo. Todas as matérias da Copa irão ao ar diariamente em boletins, na grade dos telejornais e nos programas “TV fama” e o “Bola na rede”, mesa-redonda comandada por Fernando Vannucci. A equipe do “Pânico na TV” também está na Alemanha. 

O diferencial na TV por assinatura

Promete exibir todos os jogos da Copa em três canais. No SporTV 2, serão transmitidas as estatísticas dos jogos em tempo real, num sistema multitela com três janelas. Já o SporTV Copa vai mostrar as partidas em widescreen (tela com formato 16×9) e som digital Dolby 5.1.

Sob o comando do jornalista José Trajano, a emissora transmitirá os 64 jogos ao vivo. Conta para isso com uma equipe de 40 profissionais. Estão na Alemanha, entre outros, os comentaristas Juca Kfouri, Márcio Guedes e Antero Greco; Fernando Calazans (colunista do Globo), Paulo Soares e José Trajano — que apresentarão a mesa-redonda “Linha de passe”, diariamente, às 20h; a apresentadora Soninha — que será âncora do “Bate bola”; e Marcelo Duarte — apresentador de “Loucos por Copa”, programa com curiosidades sobre o Mundial que irá ao ar aos domingos, às 22h.

Exibirá 56 jogos ao vivo e conta com uma equipe de 50 profissionais. Os jogos serão narrados por Luciano do Valle e Sílvio Luiz. A melhor partida do dia será reapresentada às 19h. Toda tarde, Sílvio Luiz apresentará o programa “Depois do jogo” e à noite a emissora exibe o “Apito final”, com Luciano do Valle.