27 de setembro de 2022


Macunaíma exibe Privatizações – a distopia do capital


29/11/2021


Privatizações na Mostra Silvio Tendler do Macunaíma

O Cineclube Macunaíma continua com a Mostra Silvio Tendler exibindo, amanhã, 30/11, a partir das 10h até segunda-feira pelo canal da Caliban do YouTube, o documentário  PrivatizaçõesA distopia do capital(2014). É um documentário sobre como o Brasil perdeu elementos fundamentais da sua soberania ao transferir para o setor privado internacional uma parte de seus bens.  Estão no elenco o ex-presidente da CUT Vagner Freitas de Moraes, o escritor Eduardo Fagnani, Samuel Pinheiro Guimarães II, entre outros. Às 19h30, haverá um debate sobre a obra com o cineasta Silvio Tendler, a arquiteta Ermínia Maricato, o engenheiro Clovis Nascimento e o professor do IPPUR/ UFRJ Carlos Vainer. Assista pelo canal da ABI do YouTube.

Filme

Privatizações – A distopia do Capital mostra que cerca de 15% do PIB do país passou para o setor privado, seguindo uma lógica em que o Estado seria a razão dos problemas do país e o grande adversário da eficiência econômica, resultando em moradia, transporte, educação e saúde serem tratados como mercadoria, beneficiando o sistema financeiro.

No elenco estão Vagner Freitas de Moraes,  bancário e sindicalista brasileiro tendo sido presidente da Central Única dos Trabalhadores de 2012 a 2014 e reeleito de 2015 para mandato até 2019. Ele discorre sobre o tema O Sistema Financeiro e o Desenvolvimento Nacional. Previdência social–como incluir os excluídos? Uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda. Também  o escritor Eduardo Fagnani, autor do livro Previdência social–como incluir os excluídos? uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda; e ainda o ex-embaixador Samuel Pinheiro Guimarães IIque em parceria com o Ipea apresentou, em 2010, ao presidente Lula um plano de ações para reduzir as desigualdades regionais e socioeconômicas da sociedade brasileira.

Debatedores

Ermínia Maricato é reconhecida por seu trabalho no campo do urbanismo e sua luta pela Reforma Urbana no Brasil, que a levou a ocupar cargos públicos, tendo participado ativamente da criação do Ministério das Cidades.

Carlos Vainer é professor titular do instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur-UFRJ) e coordenador da Rede de Observatórios de conflitos Urbanos e do Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.

Clovis Nascimento é engenheiro, vice-presidente do SENGE-RJ e presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012