Livro coletivo de 60 autores sobre o golpe de 64 terá lançamento nacional


27/03/2024


60 anos do golpe, gerações em luta é o livro sobre o golpe militar de 1964 que será lançado em várias cidades no próximo dia 1º de abril, data em que o golpe completa 60 anos, com textos de 60 sobreviventes da ditadura que se instalou no Brasil por 21 anos, com um saldo de mortos e desaparecidos de mais de 600 pessoas. Lançamentos simultâneos estão confirmados no Rio, São Paulo, Vitória, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

A partir dos eventos do dia 1º estão programados outros lançamentos durante o mês de abril em Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda, no Estado do Rio, e também em Aracaju e Vitória. Estão sendo confirmados essas ações em sindicatos, centros culturais, entidades estudantis, entre outros locais onde se faz necessário o debate político visando a defesa da democracia.

A obra tem 334 páginas e traz artigos de ex-combatentes do golpe e da ditadura, ex-coordenadores da Comissão Nacional da Verdade, do MG68, intelectuais, acadêmicos, representante da periferia social, jornalistas, juristas, sindicalistas, mulheres, negros, brancos, professores, economistas, psicólogos, poetas, escritores, sociólogos, trabalhadores, cidadãos e cidadãs que ainda hoje lutam em defesa da democracia.

A iniciativa é do advogado Francisco Celso Calmon, ativista e ex-preso político, também da Rede Brasil, Memória, Verdade e Justiça, a partir da reflexão, “Onde estávamos em 1964 e onde estamos em 2024?”, eixo do conteúdo, que será apresentado em textos de brasileiros que viveram essa fase cruel da história nacional.
O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão escreveu, na contracapa do livro: “Tenho muito orgulho de apresentar essa lista de consagrados autores em suas expertises, garantia de um livro de conteúdo de excelência literária e política. Os artigos que compõem esta obra se unem a um eixo essencial, a permanente luta pela democracia de todas e todos. 60 anos do golpe: gerações em luta é uma obra para figurar entre os grandes compêndios da história”.

Lançamentos
1º de abril:
Rio – Museu da República (18h)
São Paulo -Teatro Ruth Escobar
Vitória – Adufes (10H); Biblioteca Pública do ES (19h).
Belo Horizonte – Casa do Jornalista
Curitiba – Anfiteatro 100 do setor de Ciências Humanas da UFPR (18h)
Goiânia – Sindicato dos Jornalistas
Passo Fundo/ RS – Av. Presidente Vargas 1610 Loja 1016 Passo Fundo Shopping São Cristóvão.