Livro: cidadania e fatores econômicos


30/03/2010


Lançado nesta terça-feira, dia 30 de março, na Livraria Argumento do Leblon o livro “Consumo consciente comércio justo — conhecimento e cidadania como fatores econômicos”, do jornalista Elias Fajardo. O evento começa às 19h.

 
O livro é uma abordagem interessante sobre o movimento mundial pela reestruturação dos mecanismos econômicos e financeiros que sustentam as sociedades.
 
De acordo com o autor, uma nova economia desponta em busca de qualidade de vida e solidariedade. Na obra ele demonstra que o consumo já é entendido como exercício de cidadania e o comércio se reformula para reforçar seu caráter de troca e convivência.
 
Uma das teorias principais defendidas por Elias Fajardo é de que “o conhecimento é um fator de produção da maior importância”, e o jornalista nos apresenta as experiências bem- sucedidas nesse sentido que estão sendo realizadas no Brasil  no mundo.
 
O livro traz entrevistas com o economista, professor e consultor da ONU, Ladislau Dowbor; juntamente com a socióloga Fatiam Portilho, além de outros especialistas na abordagem sobre a interação entre cidadania e o chamado comércio justo.