Jornalista e blogueiro lança publicação sobre o futuro da mídia na era digital


08/06/2015


Hildeberto-Aleluia

Hildeberto Aleluia (Foto: aleluiaecia.blogspot.com)

Na segunda-feira, dia 15 de junho próximo, a partir das 18 horas, acontece o lançamento do livro “O futuro da Internet – O Mundo da dúvida”, do jornalista Hildeberto Aleluia, editado pela Topbooks. A obra analisa as questões mais relevantes do complexo mundo da comunicação, onde a internet e as mídias convencionais travam as suas batalhas. O evento será realizado no Restaurante La Fiorentin, localizado na Av. atlântica, 458 – A, em Copacabana.

Valendo-se da sua experiência como profissional da comunicação, de uma abundante coleta de dados, e da leitura de autores contemporâneos, o livro de Hildeberto Aleluia possui uma linguagem acessível ao grande público, mas não descuida das informações apresentadas.

Com o advento da internet, as mídias convencionais passam por grandes mudanças a fim de sobreviver, e as consequências são observadas desde já, mas são imprevisíveis para as próximas décadas. De acordo com o autor, o rádio, a TV e o jornal impresso jamais serão os mesmos.

Em termos econômicos, ele argumenta que todas essas mídias sobrevivem graças ao “modelo do negócio” O autor se refere à redução das tiragens, ao declínio no número de leitores de jornais e revistas impressos, e à queda de audiência das TVs e rádios. Esses meios ainda dominam o mercado publicitário e permanecem no topo do faturamento, pois contam om um sistema comercial bem estruturado. Para o autor, a briga pela audiência entre a internet e as redes de televisão as coisas não são diferentes e o “You Tube está aí mesmo para tirar o sono da TV”.

ConviteINTERNET_capagr “O futuro da internet: o mundo da dúvida” é dividido em sete partes, cada uma subdividida em vários capítulos, além de conter uma introdução onde o autor discorre sobre a internet e o futuro das mídias.

Segundo o pesquisador Márcio Salgado, que produziu a resenha do livro, a internet está promovendo a maior revolução a que o mundo já assistiu, com reflexos na vida cotidiana e nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Para Salgado, a obra apresenta argumentos e exemplos concretos que comprovam essa afirmação.

— Com o advento da internet, as mídias tradicionais passam por grandes mudanças a fim de sobreviver, e as consequências são observadas desde já, mas são imprevisíveis para as próximas décadas. Doravante, o rádio, a TV e o jornal impresso jamais serão os mesmos. Com o advento da internet, as mídias tradicionais passam por grandes mudanças a fim de sobreviver, e as consequências são observadas desde já, mas são imprevisíveis para as próximas décadas. Doravante, o rádio, a TV e o jornal impresso jamais serão os mesmos.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012