Pai de Julian Assange denuncia na ABI perseguição criminosa dos EUA contra o jornalista


Por Hora do Povo e Rogério Marques, conselheiro da ABI, para o Quarentena News

Na noite da sexta-feira (25), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) recebeu em sua sede, no Rio de Janeiro, John Shipton, pai de Julian Assange, para um ato-entrevista.

Ao entrar no auditório da ABI, John Shipton foi demoradamente aplaudido. Aos 76 anos, o homem que tem percorrido vários países em defesa do filho foi recebido por Octávio Costa, presidente da ABI, diretores da instituição e pela representante do Comitê de Solidariedade a Cuba, Carmen Diniz. O Comitê participou, juntamente com a ABI, da organização do evento.

Há quatro anos, o jornalista e fundador do Wikileaks foi preso em Londres e desde então vive sob a ameaça de extradição para os Estados Unidos, onde pode ser condenado a até 175 anos por denunciar ao mundo as atrocidades cometidas pelo exército estadunidense no Afeganistão, Iraque e em Guantánamo.

John Shipton denunciou que seu filho está preso há 4 anos sem cometer qualquer crime, passando 22 horas na cela, com apenas 1 hora para exercícios, além das refeições. “A ignorância não é um benefício para as pessoas ou para as nações. O trabalho do jornalista é difícil e nós compreendemos os riscos que envolvem esse trabalho. Desde que Assange publicou suas denúncias, os governos aqui na América Latina mudaram muito. Os EUA e suas agências não conseguiram interferir do mesmo modo na autonomia dos países e nós entendemos nesse processo qual a importância do jornalismo”, disse John.

O presidente da ABI, Octávio Costa, afirmou que foi uma honra receber John Shipton que está percorrendo o mundo em defesa da liberdade de seu filho e lutando contra a perseguição dos EUA:

“A ABI se sente honrada em receber o pai de Julian Assange, John Shipton, que está correndo o mundo, lutando pela liberdade de seu filho, lutando contra a perseguição do governo americano ao jornalista australiano Julian Assange”, afirmou.

“Os EUA passaram a perseguir Julian Assange por simplesmente exercer nossa profissão de forma corajosa e digna ao buscar e divulgar documentos que comprovaram os abusos e torturas promovidos pelo exército americano no Afeganistão e Iraque, de forma brilhante. Tanto que suas matérias foram repercutidas pelos maiores jornais do mundo como o The New York Times, Le Monde, Guardian, e aqui no Brasil, Folha de S. Paulo, Estadão, Globo, todos eles repercutiram as matérias bem fundamentadas de Julian Assange. A partir daí, começou a sofrer uma perseguição criminosa do governo dos EUA”, acrescentou Costa.

Antes da entrevista com John Shipton, foi exibido um trailer do Filme Ithaka, a luta de Assange, dirigido por Ben Lawrence, que será lançado nesse sábado (26), no Estação Net Gávea, às 18h00. O documentário, que tem o nome Ithaka em referência à Odisseia de Homero, mostra a luta de John Shipton e da esposa de Assange, Stella Morris, para que o fundador do WikiLeaks não seja extraditado para os Estados Unidos.

No encerramento do ato, o presidente da ABI, Octávio Costa, dirigiu algumas palavras de esperança a John Shipton, a partir do nome do filme Ithaka: a luta de Assange: “Como nós sabemos, no texto de Homero, Ulisses volta para casa, e foi reconhecido pelo seu cachorro. Certamente, há um cachorro em Melbourne à espera de Julian Assange e ele voltará para sua casa”.

Veja a matéria da TV Brasil.

Veja aqui a íntegra do evento, transmitido pelo canal ABITV no Youtube.