6 de julho de 2022

Amigo secreto investiga troca de mensagens entre Sergio Moro e procuradores


Amigo secreto, que conta a história da investigação jornalística que ficou conhecida como Vaza Jato, acaba de ganhar seu primeiro trailer oficial.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, de O processo (2018), o longa debate a troca de mensagens entre Sergio Moro e os procuradores da operação Lava Jato, além de presença do ex-juiz como ministro do governo de Jair Bolsonaro.

Coproduzido por Brasil, Alemanha e Holanda, o documentário acompanha o trabalho dos jornalistas Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil.

Em Amigo Secreto, Maria Augusta parte da inquietação que move todo o seu cinema: a investigação da injustiça. O novo filme se detém nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas.

A diretora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como “Vaza-Jato”; imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura-chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018.

Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, circulem pelo filme como se sempre fizessem parte dele. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.

Sinopse

Em 2019, a entrada do ex–juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

Com
Carla Jiménez
Regiane Oliveira
Marina Rossi
Leandro Demori

Ficha técnica:
Direção e roteiro: Maria Augusta Ramos
Direção de fotografia: Diego Lajst
Som direto: Fernando Akira
Montagem: Karen Akerman
Montagem adicional: Eva Randolph
Direção de produção e pesquisa: Zeca Ferreira
Desenho de som e mixagem: Tom Bijnen, Mark Glynne
Finalização: Jan Jaap Kuiper
Correção de cor: Michiel Rumnens
Produtor executivo: Maria Augusta Ramos, Felipe Lopes, Ilja Roomans
Produtores: Maria Augusta Ramos, Christian Beetz, Ilja Roomans, Silvia Cruz
Uma coprodução: Vitrine Filmes, ZDF em associação com ARTE
Uma produção: Nofoco Filmes, Gebrueder Beetz Filmproduktion, Docmakers
Patrocínio: IREE, Grupo Prerrogativas, FENAE
Esse filme teve o apoio de: Netherlands Film Fund e The Netherlands Film Production Incentive
Apoio: Trupe do Filme, TVT

O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 16 de junho.

Assista o trailer

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012