Letícia Sardas


06/11/2007


A primeira homenageada desta noite simboliza a vitória alcançada pelas mulheres na conquista definitiva dos espaços e oportunidades profissionais, até então, majoritariamente, ocupados pelos homens. Nas últimas décadas, a magistratura e as carreiras jurídicas vêm sendo amplamente exercidas pelas mulheres, que se destacam pela competência, seriedade e capacidade intelectual, haja vista que integram hoje o Supremo Tribunal Federal duas magistradas, uma delas no exercício da Presidência.

No Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Desembargadora Letícia de Faria Sardas, Presidente da 20ª Câmara Cível, tem se destacado pelo desempenho de suas atividades intelectuais, que se manifestam, principalmente, através de seus julgamentos, por sentenças e acórdãos, mas também por sua contribuição às letras jurídicas e por sua firme e reconhecida atuação na defesa de um Judiciário forte, respeitado e capaz de distribuir justiça com celeridade, atendendo aos anseios da sociedade. 

A par de suas atividades intelectuais e acadêmicas, exerce hoje liderança incontestável e reconhecida até mesmo por seus adversários, se é que os tem.

Em inúmeras oportunidades, demonstrou seu interesse institucional pelos Tribunais de Contas, conhecendo profundamente sua estrutura e suas funções, além de compreender e sustentar seu entendimento jurídico sobre a autonomia dos órgãos de controle em decisões judiciais de sua lavra.

O Sistema Tribunais de Contas tem, portanto, na Desembargadora Letícia Sardas uma aliada inabalável na defesa dos princípios institucionais que asseguram a ação de controle pelos Tribunais de Contas e que reconhece a importância de suas funções na fiscalização do cumprimento da lei por parte dos gestores públicos.

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro tem a honra de convidar a Desembargadora Letícia de Faria Sardas para receber o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal.