Prêmio de jornalismo levará vencedor a Londres


04/10/2017


O Prêmio Transparência de Jornalismo do Ibracon anunciou que segue aberto o período de análise de reportagens publicadas na imprensa brasileira até 30 de novembro. O assunto desta edição é auditoria independente e temas correlatos. O jornalista vencedor ganhará uma viagem técnico-cultural a Londres, Inglaterra, com todas as despesas pagas nos cinco dias de duração.

Segundo os organizadores, durante a viagem, o vencedor poderá participar de fóruns internacionais de contabilidade e auditoria independente e visitar entidades internacionais representativas da profissão. Formas de reconhecimento também são previstas ao veículo de comunicação de origem da reportagem vencedora.

“Este prêmio é importante para o cumprimento da missão do Ibracon em manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente. Nosso objetivo é reconhecer o trabalho do jornalista, fundamental nesse processo, por ser o profissional que realiza a comunicação entre o mercado e a sociedade”, afirma Idésio Coelho, presidente do Ibracon.

Avaliação

Para revelar do vencedor, o Ibracon escolherá reportagens de mídia impressa e/ou internet, de veículos sediados em território nacional, com periodicidade mínima trimestral, publicadas no período de 1º de dezembro de 2016 a 30 de novembro de 2017. Os autores das reportagens selecionadas pela Comissão de Seleção serão contatados pelo Ibracon para efetivarem a participação.

O vencedor terá sua reportagem analisada às cegas (sem identificação do autor) por Comissão de Avaliação composta por membros com reconhecida experiência na atividade de auditoria independente, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), além de executivos do mercado de Comunicação.

Todas as reportagens pré-selecionadas serão encaminhadas aos avaliadores, que atribuirão as notas com base nos seguintes critérios de avaliação: (1) abordagem e relevância do tema; (2) organização, coerência e coesão textuais; (3) ortografia e gramática; (4) coerência do conteúdo técnico. Cada quesito terá pontuação que obedece a escala de 1 a 5, podendo ter notas quebradas de meio ponto. A soma dos quesitos determinará o vencedor do Prêmio.