Solicitar dados públicos vai garantir anonimato


22/11/2018


Uma mudança na regra de solicitação de dados públicos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) aprovada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) tornou mais fácil o anonimato do solicitante. Com isso, os jornalistas podem preservar sua identidade ao solicitar informações aos órgãos públicos.

Matéria publicada pelo Centro Knight para Jornalismo na América Latina informa que a novidade vale apenas para órgãos federais. Além disso, apesar de os funcionários do órgão ao qual o pedido é feito não terem acesso aos dados do solicitante, esse precisa se identificar no ato do cadastramento da solicitação e pode ser identificado pela CGU.

Porém, segundo a reportagem, em qualquer instância governamental é possível conseguir o anonimato da solicitação utilizando o Queremos Saber, uma ferramenta da Open Knowledge Brasil.  Nela, o solicitante cadastra sua solicitação sem precisar se identificar e recebe um número de protocolo. O pedido é feito ao órgão público em nome da Open Knowledge, que dá acesso à resposta ao usuário mediante o número do protocolo.

O repórter Luiz Fernando Toledo, do jornal O Estado de S. Paulo e especializado em LAI, disse ao Centro Knight que a possibilidade de anonimato é importante para evitar o direcionamento das respostas ou o aumento na dificuldade para obtê-las.

 

 

 

Fonte: Portal Imprensa