Jornalistas mineiros lançam livro sobre tragédia de Mariana


05/04/2022


Publicado no Portal Imprensa
Os reflexos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Minas Gerais, há quase sete anos, ainda estão presentes na cidade de Mariana. Para que a tragédia não seja esquecida, os jornalistas mineiros Luana Melody Brasil e Victor Pires lançam ‘Rejeitos: Vidas marcadas pela lama” (Appris, 2021).
A obra é uma emocionante coletânea de relatos sobre dores físicas, psicológicas, problemas financeiros, fome e medo que se tornaram comuns aos moradores da região desde 5 de novembro de 2015.
Naquela data, toneladas e toneladas de mineração de ferro se arrastaram pela cidade, matando 19 pessoas e invadindo o Rio Doce. No livro, os repórteres mostram como os moradores conseguiram se levantar e lutar por direitos diante da negligência das empresas e, até mesmo, do Estado.
Ao jornal O TEMPO, Luana afirma que o livro “um esforço de registro das memórias, solidariedade e conhecimentos dos povos tradicionais, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, indígenas do Rio Doce e do litoral norte capixaba. Se propõe também a ser um instrumento para a luta dessas pessoas, que se viram obrigadas pelas circunstâncias a reivindicar direitos frente às mineradoras e ao Estado”.
“O nosso livro também é uma tentativa de entender as condições que permitiram que o crime ambiental acontecesse e as diversas dimensões dos impactos sobre as comunidades e o meio ambiente. Para isso, conversamos com pesquisadores, engenheiros, biólogos, cientistas sociais, gestores públicos, ativistas, lideranças locais e procuramos também as empresas responsáveis”, afirma Victor.
O lançamento oficial está marcado para a próxima quarta-feira (6), na Livraria Travessa do Casapark, em Brasília.