Jornalistas franceses são libertados no Egito


28/01/2011


Os quatro jornalistas franceses detidos na manhã desta sexta-feira, 28, na cidade do Cairo, foram libertados horas depois. Eles estavam cobrindo o quarto dia de manifestações no Egito contra o regime do Presidente Hosni Mubarak. 
 
O Ministério de Exteriores da França recorreu a sua embaixada na capital para pedir a libertação dos repórteres dos jornais Le Figaro, Le Journal du Dimanche,Paris Match e a agência de fotografia Sipa.
 
Também foram detidos um cinegrafista e seu auxiliar que cobriam os protestos para a agência de notícias Associated Press e um fotógrafo da agência AP.
 
Em comunicado, o Ministério do Interior do país informou que “reitera sua advertência contra tais ações e afirma que medidas decisivas serão tomadas para enfrentá-las, de acordo com a lei”.

Pouco antes do início das manifestações, na madrugada desta sexta-feira, 28, os serviços de internet no Egito foram suspensos. Na terça-feira, 25, o Governo já havia bloqueado o acesso às redes sociais Twitter e Facebook, que vinham sendo utilizadas pelos opositores de Hosni Mubarak para exigir a sua deposição após 30 anos no poder.