Juíza revoga parte da censura contra Marcelo Auler


Por Claudia Sanches

14/06/2016


marcelo_auler

O jornalista e blogueiro Marcelo Auler (Foto: Reprodução)

Na última segunda-feira (13/6), a juíza Vanessa Bassani, do 12° Juizado Especial de Curitiba, extinguiu a ação de indenização proposta pelo delegado Maurício Moscardi Grillo contra o blog do jornalista Marcelo Auler.

Segundo o jornalista, a medida foi causada por um erro na inicial da ação, que passou despercebido por técnicos do Juizado.

Em razão disso, a liminar concedida em 5 de maio, que ordenava a retirada do ar de oito textos sobre a Lava Jato, caiu e o material já foi republicado por Auler.

A ação proibia o jornalista de “divulgar novas matérias com conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante, sob pena de adoção das medidas coercitivas pertinentes”. A medida considerada como “censura prévia” por entidades de jornalismo gerou protestos no Brasil e no exterior.

Apesar da vitória de Auler, dois textos ainda seguem censurados no blog por força da decisão do juiz Nei Roberto de Barros Guimarães, do 8° Juizado Especial de Curitiba, por ação da delegada federal Erika Milalik Marena.

Na ocasião da censura, a Associação Brasileira de Imprensa criticou a decisão da Justiça paranaense que determinou que fossem retirados do ar textos do blog do jornalista Marcelo Auler, que questionavam a Operação Lava Jato.