Jornalistas do Fato Online completam um mês em greve


31/03/2016


FatoO site Comunique-se postou que os jornalistas do site Fato Online continuam em greve. O protesto, que completou um mês, começou após atraso nos salários relativos a dezembro, janeiro, fevereiro e 13°. Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, os comunicadores já receberam diversas promessas, mas até o momento a situação não foi regularizada.

A publicação acrescenta que a entidade denuncia que, por ora, não houve sequer retorno da diretoria do veículo. “Ao contrário, o comando do portal buscou constranger trabalhadores com notificações extrajudiciais contra mensagens publicadas em redes sociais que abordavam os motivos da greve”, denuncia a instituição.

Segundo o site, a situação fez com que o sindicato abrisse ação na Justiça reivindicando o pagamento dos salários, horas-extras, reconhecimento de vínculo e rescisão indireta.

“Para a diretoria do SJPDF, o dia 29 de março deve ser um marco para afirmar uma greve histórica de toda uma redação que acreditou na promessa de fazer bom jornalismo e que agora é tratada com desrespeito e total descaso. Esses jornalistas tiveram a coragem de cruzar os braços e seguem até agora sem o pagamento do seu direito mais básico: o salário”, ressalta o texto.

O Fato Online começou seus trabalhos em 4 de março de 2015. O lançamento do site contou com a presença de autoridades em evento realizado à época. O projeto chegou ao mercado com a promessa de cobrir os principais fatos da política nacional, com equipe baseada na capital federal. Desde o início, profissionais renomados da imprensa fizeram parte da equipe, como Cecília Maia (diretora de jornalismo), Andrei Meireles (repórter e colunista), Helena Chagas (colunista), Lúcio Vaz (editor de política) e Orlando Brito (editor de fotografia e colunista).