8 de dezembro de 2022


Jornalista holandesa deportada da Turquia


17/01/2019


O governo da Turquia expulsou nesta quinta-feira (17) a jornalista holandesa Ans Boersma, alegando “motivos relacionados à segurança”.

Ela trabalhava como correspondente freelancer para o jornal financeiro Financieele Dagblad (FD). Ans havia sido detida na véspera da deportação. “E de repente você está no avião de volta para a Holanda. Pessoa declarada não desejada na Turquia”, escreveu a jornalista em sua página no Twitter.

Em artigo publicado no jornal para o qual a repórter trabalhava, o editor Jan Bonjer declarou estar “profundamente chocado”. Ele classificou a situação como uma “violação da liberdade de imprensa”.

De acordo com a imprensa internacional, uma autoridade turca afirmou que a expulsão não estava ligada a suas “atividades como jornalista” sem oferecer mais detalhes.

A correspondente foi detida por agentes da polícia turca quando estava no escritório de imigração tratando da renovação de seu visto de residência em Istambul, capital da Turquia.

Fonte: Portal Imprensa

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012