Jornalista francês é libertado pelas Farc


30/05/2012


O repórter francês Romeo Langlois, do canal France 24, foi libertado na tarde desta quarta-feira, dia 30, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), na região colombiana de San Isidro. Ele estava sob o poder da guerrilha desde o último dia 28, quando foi capturado na região de Caquetá, onde fazia a cobertura de uma ação antidrogas realizada por policiais e militares colombianos. No confronto com os guerrilheiros, vários policiais morreram e o jornalista ficou ferido no braço.
 
No último domingo, 27, cerca de um mês após o seqüestro, as Farc anunciaram a data da libertação do jornalista. Como prova de vida, a guerrilha divulgou um vídeo com imagens do repórter e justificaram o seqüestro pelo fato de Langlois “estar usando colete e capacete do Exército no momento da operação antidrogas”. As Farc propôs a realização de um “debate nacional e internacional sobre a liberdade de informar”, mas o governo colombiano rechaçou a ideia.
 
Langlois foi libertado em meio a um ato público, que contou com a presença de membros da guerrilha e moradores de San Isidro.
 
—Estou bem de saúde. Eles foram respeitosos e me trataram como um convidado. Espero que o Exército continue levando pessoas aos centros de operações militares, por que o conflito é pouco coberto pela mídia, disse Langlois em entrevista à TV venezuelana Telesur.
 
De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a operação de resgate teve início na manhã desta quarta-feira. Participaram das negociações para a libertação do jornalista Jean-Baptiste Chauvin, representante do governo francês, e a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba.
 
Em entrevista ao canal France 24, Michel Langlois, pai do jornalista, disse que só agora acredita que o filho está bem.
 
Alain de Pouzilhac, um dos diretores do grupo proprietário do canal France 24, disse que a libertação representou “um grande alívio”. Ele agradeceu aos governos da Colômbia e da França e à Cruz Vermelha Internacional e ressaltou que as Farc cumpriram a promessa de libertação do repórter.
 
*Com Reuters, G1, O Globo.