Jornalista exilado retorna ao Brasil


17/12/2012


No último domingo, 16 de dezembro, o repórter da Folha de S. Paulo, André Caramante, anunciou em seu perfil no Facebook o fim de seu exílio. O repórter que cobre segurança pública ficou três meses fora do País após ser ameaçado em função de matérias sobre o ex-chefe da Rota, o vereador Paulo Telhada.

Em julho deste ano, Caramante publicou uma matéria em que afirmava que o ex-comandante da Rota, à época candidato a vereador de São Paulo pelo PSDB, coronel Paulo Telhada, incitava a violência no Facebook. O jornalista tomou a decisão de sair do Brasil depois que seus filhos também passaram a ser ameaçados. Durante o tempo em que passou no exterior, Caramente seguiu trabalhando para a Folha. Leia mais sobre o caso aqui.

 
No texto, Caramante agradeceu as manifestações de apoio que deram força “para seguir adiante”. O anúncio sobre a volta do jornalista rendeu manifestações nas redes sociais. Diversos profissionais compartilharam a atualização dele e deixaram mensagens de apoio. Leia a mensagem na íntegra:
 
“A cada um que me deu apoio nos três meses em que eu e minha família estivemos fora do Brasil, muito obrigado. Cada manifestação me deu a força necessária para seguir adiante. Acompanhei em silêncio todas essas demonstrações, que reafirmaram dentro de mim a certeza de que o dever de informar e o direito de ter acesso à informação são compromissos de todos nós”, escreveu.

*Com informações do Portal Comunique-se e do Portal Imprensa.