Jornalista demitido após denúncia


24/04/2013


O jornalista Luiz Gonzaga Neto, responsável pela edição noturna do jornal da Inter TV, rede afiliada da Rede Globo no Norte Fluminense, foi demitido na última quarta-feira, 16 de abril, após veiculação de matéria sobre a prefeitura da cidade de Campos dos Goytacazes. A reportagem denunciou licitações para compra de materiais didáticos distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Educação. Para a Associação de Imprensa Campista, a demissão foi causada pela veiculação da matéria.
De acordo com a AIC, antes mesmo de a matéria ter ido para o ar, na noite da segunda-feira, 15 de abril, teria ocorrido uma reunião entre representantes da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos e a direção da Inter TV, onde a pauta foi discutida, sem a presença do jornalista.
No dia seguinte à exibição, na terça-feira, 16 de abril, outra reunião entre a direção da TV e a Secom de Campos teria sido realizada, também sem a presença do jornalista. Na edição da noite da própria terça-feira, uma longa nota de resposta feita pela Secom foi lida pelo apresentador, que, em seguida, fez o comentário editorial de que, em resumo, o material escolar era fornecido pelo MEC, mas a Prefeitura de Campos havia escolhido fornecer outro de melhor qualidade aos alunos da rede pública.
Na quarta-feira, após quatro anos de trabalho na empresa, o jornalista foi demitido, sem nenhuma justificativa formal por parte da empresa. A AIC disse que pretende enviar ofícios para a direção da Inter TV e para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes para cobrar explicações sobre a demissão.
Os VTs com a matéria e a nota de resposta da Prefeitura de Campos não estavam mais disponíveis no Portal G1.
Texto:  Igor Waltz
* Com informações da AIC.