Jornalismo alternativo é homenageado na ABI


Por Daniel Mazola*

17/06/2013


 

Daniel Mazola, Renato Cinco, Nilton Viana, Mario Jacobskind, Asha Ashaminka

Daniel Mazola, Renato Cinco, Nilton Viana, Mario Jacobskind e Asha Ashaminka (Crédito: Mauricio Scerni)

“A medalha Pedro Ernesto, a maior honraria do município, e algumas Moções de Congratulações e Louvor foram entregues a diversas iniciativas da mídia alternativa, coletivos e pessoas que trabalham para democratizar a comunicação e a cultura no país. O evento ocorreu na sexta-feira (14) no auditório da Associação Brasileira de Imprensa, em reconhecimento a comunicação alternativa e contra-hegemônica.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Renato Cinco (PSOL) e contou com o apoio da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

Participaram da cerimônia de entrega, no auditório, o editor-chefe do Brasil de Fato, Nilton Viana, o jornalista e conselheiro da ABI, Mário Augusto Jakobiskind, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o deputado federal Chico Alencar (PSOL), o cineasta Silvio Tendler, Eduardo Serra, o Rapper Fiell, Claudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), e integrantes do Levante Popular da Juventude.

Em reconhecimento aos dez anos de comunicação livre e independente, o jornal Brasil de Fato foi o grande homenageado da noite ficando com a medalha Pedro Ernesto. O semanário é um jornal escrito por trabalhadores e movimentos sociais do campo e da cidade, tendo sido nos últimos dez anos uma voz alternativa à imprensa comercial, comprometida com as grandes empresas e governos. Desde o dia 1º de maio, o jornal está com uma edição regional gratuita circulando semanalmente no Rio de Janeiro.

Na ocasião, também foram homenageados com moções honrosas da Câmara Municipal: o Jornal da ABI, a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, a Agência de Notícias das Favelas, a Agência Petroleira de Notícias, a Agência de Notícia PULSAR, o Núcleo Piratininga de Comunicação, o Jornal O Cidadão, o Jornal Voz da Favela, o Jornal Sem Terra, a Revista Vírus Planetário, a Rádio Santa Marta, o Programa Faixa Livre, a TV CAOS, o APPAFUNK, o Domingo É Dia de Cinema, o Bonde da Cultura, a Orquestra Vermelha, o Latuff Cartoons, Portal Comunitário da Cidade de Deus, o fotógrafo Samuel Tosta e Naldinho, da Escola de Fotógrafos Populares da Maré e o blog Hempadão.

Num país onde apenas seis famílias controlam 70% dos jornais, rádios e canais de televisão, escolhendo o que é notícia de acordo com seus interesses, o Brasil de Fato é um veículo de alcance nacional que informa os problemas e as lutas do cotidiano dos brasileiros trabalhadores, professores, jovens, negros e mulheres, garantindo o direito à comunicação para quem não tem espaço no resto da mídia.

Para o vereador Renato Cinco, “Uma década de Brasil de Fato é uma vitória para toda a imprensa alternativa e popular, e deve ser comemorada”. O vereador também destaca a importância da edição recém-lançada do Rio de Janeiro, onde semanalmente 100 mil exemplares trazem as questões de interesse do morador da cidade: “grande parte das contradições da nossa sociedade se manifestam no dia-a-dia das cidades. Um jornal do lado dos trabalhadores é um instrumento poderoso contra as remoções, a elitização do futebol, a criminalização das lutas e a desigualdade social.”

*Daniel Mazola é jornalista, Conselheiro da ABI, membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da entidade.