Jornal Zero Hora divulga arquivos da ditadura


Por Igor Waltz*

07/06/2013


Ficha de Ernesto Che Guevara encontrada nos arquivos do Dops do RS. (Crédito: Zero Hora)

Ficha de Ernesto Che Guevara encontrada nos arquivos do Dops do RS. (Crédito: Zero Hora)

O jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, lançou em junho um banco de dados online que reúne mais de 4,6 mil fichas de informações abertas pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) no Estado e 500 documentos digitalizados pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul sobre o período de anos de chumbo no Brasil. O jornal lançou também no último domingo, 2 de junho, uma reportagem especial em que reproduz fichas e ouve cidadãos notórios opositores da ditadura, gente que sequer sabia que era fichada e até aliados do regime militar que eram espionados. A matéria traz também entrevistas com historiadores que estabelecem o contexto histórico dos fichamentos.

Na versão online do jornal, 11 vídeos acompanham o banco de dados. No primeiro, a historiadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Carla Rodeghero conta como funcionava o aparato repressivo. Nos demais, os personagens entrevistados contam episódios com a ditadura militar. Entre os fichados estão personalidades como Dom Helder Câmara, Che Guevara, Dilma Rousseff, Leonel Brizola e João Goulart.

– O trabalho de Zero Hora traz à tona um manancial de documentos que muitos julgavam perdido na queima promovida em 1982, pelo governador Amaral de Souza. É um documento para guardar, reler, usar em escolas. Este material bruto agora está ao alcance do leitor, para que faça suas próprias pesquisas – recomenda Marta Gleich, diretora de Redação.

O leitor pode acessar o banco de dados no link http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/pagina/dops-no-rs.html?v=2.

*Com informações do Núcleo RBS de Divulgação.