Jornal alemão forma equipe para Olimpíadas 2016


Por Claudia Sanches

08/01/2016


paralympic_post

O projeto alemão ‘Jornal Paralímpico’ está selecionando jovens jornalistas no Rio de Janeiro para escrever sobre as Paralimpíadas.

O projeto, batizado de Jornal Paralímpico (Paralympics Zeitung, em alemão), é uma parceria entre o jornal Der Tagesspiegel, de Berlim, e o Serviço Alemão de Seguros contra Acidentes (DGUV, na sigla em alemão). A ideia é que esses jovens repórteres participem com textos, entrevistas e reportagens sobre o principal evento do esporte para pessoas com necessidades especiais.

Com a equipe de jovens alemães formado, o projeto busca agora dez talentos brasileiros para trabalhar na versão em português. Os participantes receberão credencial de imprensa, e serão cobertos os custos de viagem, alimentação e estadia.

Aos interessados, o prazo de inscrição termina em 15 de janeiro de 2016. Podem participar jovens de 18 a 23 anos (completados até 7 de setembro de 2016), interessados em esportes e jornalismo. Fluência em inglês também é requisito, e conhecimento da língua alemã é uma vantagem.

Além da ficha de inscrição preenchida, o projeto pede uma carta de motivação em inglês e um texto jornalístico sobre esportes paralímpicos, em português. Mais informações (em inglês) podem ser encontradas na página do DGUV.

Na Alemanha, duas edições do Jornal Paralímpico serão publicadas nos jornais Handelsblatt, Der Tagesspiegel e Die Zeit, totalizando 1 milhão de cópias. No Brasil, duas edições em português virão como suplemento do jornal O Globo – um dos parceiros brasileiros do projeto, ao lado do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma quinta edição em inglês – produzida com ajuda de dois jovens britânicos que também serão enviados ao Brasil – será distribuída entre autoridades políticas, econômicas e culturais.

Ganhador de diversos prêmios, o Jornal Paralímpico é editado na Alemanha desde 2004, ano dos Jogos de Atenas, na Grécia. A cada edição – incluindo os Jogos de Inverno –, alemães aspirantes a jornalistas são selecionados para cobrir as Paralimpíadas localmente, ao lado de jovens do próprio país que sedia o evento.

Em 2016, os Jogos Paralímpicos acontecem pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Ao todo, 4.350 atletas de 179 países competirão em 23 esportes. A Alemanha levará cerca de 160 competidores.

Para se inscrever, é preciso enviar o formulário de inscrição preenchido, uma carta de motivação em inglês e um texto jornalístico sobre esportes Paralímpicos em português para o e-mail paralympics@tagesspiegel.de.