Cultura quer reabertura
de inscrições


21/10/2020


Profissionais da área cultural pedem a reabertura do cadastro de pessoas físicas no inciso 1 (renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura) na Lei Aldir Blanc até domingo, dia 25/10,  e também a correção de uma falha do sistema da Secretaria de Estadual de Cultura (SEC) já que inúmeras pessoas não receberam senha de confirmação em seus e-mails e, por isso, não puderam dar seguimento ao cadastro. Eles estão enviando  um e-mail para a ouvidoria do órgão estadual.
O inciso 1 é o que abrange maior número de profissionais da área com menores salários e como alguns nem possuem computador, precisam de mais tempo para se inscrever. Com os cadastros dos inciso 1 e editais do inciso 3 se encerrando, muitos trabalhadores  da cultura  perderam-se em trâmites burocráticos e excesso de informações e a maioria já está sem renda há sete meses.
O inciso 3 fala de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.