Jornais em alta no Brasil


25/05/2010


A circulação média dos jornais no Brasil, considerando as publicações filiadas ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), registrou alta de 1,5% no primeiro quadrimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. No comparativo com o ano de 2008, o aumento chega a 1,7%.

Nos últimos meses de 2009, segundo o IVC, já era possível indicar o movimento de reversão do quadro negativo. O mês de dezembro apresentava uma recuperação mais aguda e abria a perspectiva de números positivos já nos primeiros meses de 2010.

O grande destaque é o mês de março, quando o volume de circulação dos jornais filiados ao Instituto foi de 4.375.803 exemplares por dia, superando o índice de outubro de 2008, que antecedeu o início da crise econômica internacional. Além disso, o terceiro mês de 2010 registrou o maior índice de circulação da história desde que a entidade iniciou a auditoria.

Considerando os quatro primeiros meses, a média foi de 4.279.482 exemplares por dia. No total, o levantamento abrangeu 97 jornais filiados.

—No período de comparação dos dados, não tivemos o registro de filiação de nenhum grande jornal. Portanto, a alta no índice de circulação total representa efetivamente a recuperação dos títulos filiados, configurando uma notícia positiva para todo o mercado brasileiro, explica o Presidente-executivo do IVC, Pedro Martins Silva.

*Com informações do IVC