Jânio de pé torto


15/06/2022


Uma foto que capturou a postura de Jânio Quadros, simbolizando os dias surreais de seu mandato. “Jânio de pé torto” foi capturada pelo fotógrafo do Jornal do Brasil, Erno Schneider, em 21 de abril de 1961. Nitidamente era a expressão corporal  do até então presidente do Brasil, Jânio Quadros, todo torto e sem saber se iria para a esquerda ou direita.

“Enquanto o Jânio ia encontrar o Frondizi na ponte, no meio da ponte, ele resolveu ir a pé. E tava andando, eu acompanhando ele do lado. De repente, deu um tumulto. Um tumulto muito grande. O Jânio levou um susto e se virou. Na hora, eu vi que ele tava todo estranho, todo torto. Eu senti que tinha uma foto diferente. Aí, eu dei um clique. Foi um só também”, afirmou Schneider, em uma entrevista no Fantástico, em 2002.

Schneider teve problemas com a revelação da imagem – que na época era um processo complicado e demorado. Todavia, acabou que a fotografia foi divulgada dias depois, e com isso perdeu um pouco de seu contexto, afinal, o encontro com o presidente argentino já havia acontecido.

A foto de Erno Scneider foi publicada no Jornal do Brasil e ganhou o Prêmio Esso de Fotografia de 1962.